Último fim de semana de inverno tem cara de primavera

Tempo seco e temperaturas elevadas predominam em grande parte do país

Segundo a Somar Meteorologia, o fim de semana terá predominância de tempo firme e temperaturas elevadas no interior da região, com chuvas concentradas em parte do Norte, Sul e leste nordestino.

Tempo seco e calor predominam no país neste fim de semana / Fonte: Banco de Imagens da Somar Meteorologia

Tempo seco e calor predominam no país neste fim de semana / Fonte: Banco de Imagens da Somar Meteorologia

No sábado (16), a umidade da Amazônia ainda provoca chuvas pelo Sul e há chance de transtornos no nordeste gaúcho e sul catarinense. No Paraná, o fim de semana é de tempo firme e quente por conta do bloqueio atmosférico.

As instabilidades seguem no Rio Grande do Sul e Santa Catarina durante o domingo (17) e as temperaturas ficam amenas em grande parte do Estado gaúcho, com mínimas entre 12ºC e 15ºC. A partir de sexta-feira (15), há chance de ventania no litoral. “O contraste de temperaturas na região junto com uma massa de ar seco traz ventos para a costa, principalmente no Estado gaúcho”, comenta a técnica em meteorologia Patrícia Vieira.

No Sudeste, o tempo aberto e quente predomina e as máximas podem chegar a 30ºC em grande parte da região, mas chuvas fracas atingem áreas de fronteira com a Bahia. Além disso, o litoral sul paulista fica com maior nebulosidade durante o último fim de semana do inverno e pode ter garoa pela noite.

Para quem vai curtir o festival de música Rock in Rio, encontrará o tempo aberto e favorável às atividades ao ar livre. A previsão é de calor intenso e ventos moderados na capital fluminense.

A combinação de calor excessivo com baixa umidade relativa do ar persiste no Centro-Oeste no sábado e domingo, favorecendo as queimadas. Nos locais próximos ao Paraguai, a previsão é de precipitação fraca. As condições são parecidas no Norte, porém com chuva mais intensa nas capitais do Acre, Rondônia, Roraima e Amazonas nos dois dias do fim de semana, aumentando a possibilidade de transtornos.

As chuvas permanecem no leste do Nordeste neste fim de semana, enquanto o interior tem tempo seco. No sábado, os volumes atingem desde o sul baiano até o Rio Grande do Norte e há risco de ressaca entre Ilhéus (BA) e Touros (RN). No domingo, os acumulados vão do leste da Bahia até Pernambuco.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

 

Calor mantém a umidade relativa do ar baixa

Rock in Rio terá tempo típico de verão