Será que vai dar praia no feriadão?

A passagem de uma frente fria deve provocar nebulosidade e até mesmo chuva em parte do litoral, mas quem deseja curtir a praia ainda deve ser favorecido

A semana chegou ao fim para muita gente nesta quarta-feira (06) e as condições do tempo devem colaborar com quem pretende ver o mar durante o feriado prolongado. De acordo com a Somar Meteorologia, o tempo firme e o calor predominam durante o fim de semana em quase todo o país.

girl-486950_1280

Tempo favorece praias do Sul e Sudeste no feriado/ Fonte: Pexels

“Na região Sul, a passagem de uma frente fria que se formou ainda na terça-feira (05), deve deixar as temperaturas mais amenas até o início da quinta-feira (07) no Estado Gaúcho e Santa Catarina, mas a nebulosidade já se dissipa com o passar do dia, e a partir da sexta-feira (08), o sol volta a tomar conta de toda a região”, afirma o meteorologista da Somar, Celso Oliveira.

O sistema que avança no sentido do mar, deve aumentar a quantidade de nuvens também no litoral sul de São Paulo na manhã da quinta-feira, mas não deve provocar chuva. Além disso, as temperaturas não mudam muito e as máximas oscilam entre os 27ºC e 30ºC da quinta ao domingo (10).

Nas praias do litoral norte paulista e Rio de Janeiro, a sensação é de tempo ainda mais úmido e abafado, as máximas ficam acima dos 31ºC e não há previsão de chuva durante todo o feriadão. “Mas vale ressaltar que as águas do mar nesta época do ano estão mais frias que o normal, o que pode inclusive provocar pancadas fracas, rápidas e pontuais de chuva pela faixa litorânea”, comenta Oliveira.

Já no Espírito Santo, instabilidades marítimas carregam nebulosidade do mar em direção à costa, assim como no leste do Nordeste, onde as Ondas de Leste provocam chuvas com volumes significativos em todas as cidades litorâneas. Por ali, a sensação é de tempo mais ameno por conta da baixa incidência de radiação solar, mas as temperaturas ainda chegar perto dos 27ºC.

Apenas entre Ceará e Maranhão é que o tempo fica mais favorável às praias, “mas pancadas de chuva ainda podem ocorrer intercaladas com períodos de melhoria ao longo do dia”, afirma a técnica em meteorologia Patrícia Vieira.

Na região Norte o tempo fica completamente fechado. A chuva ocorre de forma volumosa, acompanhadas de descargas elétricas, o que é normal para esta época do ano, além de fortes rajadas de vento que se formam pelo litoral do Amapá e Pará. Os temporais ainda são potencializados pela influência do Furacão Irma na atmosfera, que avança pelo Oceano Atlântico no Hemisfério Norte.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

 

Radiação ultravioleta tem índices elevados no país

Furacão Irma chega a categoria 5 nesta terça-feira (05)

Energia: Bandeira amarela volta a vigorar no país em setembro