Primeiro fim de semana do verão será de chuva no país

Frente fria atrai a umidade da Amazônia e concentra os maiores acumulados de chuva no Centro-Sul

O verão começou nesta quinta-feira (21) às 14h28 no horário de Brasília, marcado pela atuação de um sistema de baixa pressão que trouxe a chuva de volta para o Centro-Sul. De acordo com a Somar Meteorologia, as precipitações devem se espalhar por todo o país durante o primeiro fim de semana da estação.

10055601653_aea12e69a6_c visual hunt

Primeiro fim de semana do verão será de chuva e calor no país/ Fonte: Pixabay

Na sexta-feira (22), áreas de instabilidade provocam pancadas de chuva que ocorrem intercaladas com períodos de melhoria e temperaturas elevadas no Sul e Sudeste, enquanto no Centro-Oeste e Norte é a combinação da Alta da Bolívia, fenômeno que favorece a formação de nuvens carregadas, com a umidade da Amazônia que provoca as precipitações.

Já no Nordeste, a presença de um VCAN (Vórtice Ciclônico de Altos Níveis) mantém o tempo firme com baixa nebulosidade no interior da região, mas suas bordas propiciam a chuva na faixa norte e no leste nordestino.

No sábado (23), o avanço de uma frente fria pela região Sul atrai a umidade da Amazônia e os maiores acumulados de chuva passam a se concentrar na região Sul, além dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, que podem receber mais de 50mm até a véspera de Natal no domingo (24).

“Com o sistema atuando mais intensamente no Centro-Sul, a chuva tende a diminuir no restante do país, mas ainda atinge o norte do Sudeste e Centro-Oeste, além da região Norte, em forma de pancadas mais rápidas, com intensidade fraca ou moderada”, comenta o meteorologista da Somar, Celso Oliveira.

Mesmo com a chuva, as temperaturas seguem elevadas em todo o país. No Centro-Norte, as máximas ficam acima dos 30ºC até a véspera do Natal. Já no Centro-Sul, o calor fica mais ameno por conta da nebulosidade persistente, as máximas ficam em torno dos 25ºC no sábado desde o Rio Grande do Sul ao leste de São Paulo, inclusive na capital paulista.

“A exceção no Centro-Sul fica por conta do Rio Grande do Sul no domingo. Por lá a chuva perde um pouco da intensidade na véspera do feriado e permite que as temperaturas se elevem principalmente no oeste do Estado, que deve ter temperaturas perto dos 35ºC”, finaliza Oliveira.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

Vai ter calorão neste verão?

Noite de Natal promete chuva em todo o país

Estradas paulistas terão tempo instável no feriado de Natal