Primeiro fim de semana de setembro é de tempo firme no interior do país

As faixas litorâneas ficam com chuva fraca ou nebulosidade

Segundo a Somar Meteorologia, o primeiro fim de semana de setembro terá tempo firme em grande parte do Brasil.

Tempo firme e temperaturas elevadas predominam no fim de semana / Fonte: Visual Hunt

Tempo firme e temperaturas elevadas predominam no fim de semana / Fonte: Visual Hunt

O Sul terá precipitação de baixo acumulado concentrada na faixa leste do Paraná e Santa Catarina no sábado (02). As temperaturas ficam em elevação durante a tarde, aumentando a amplitude térmica na região. No domingo (03), a sensação de calor se estende para grande parte da região, com máximas em torno dos 30ºC.

As chuvas fracas também chegam ao sudoeste paulista e nordeste fluminense no sábado. No restante da região, o tempo firme predomina. As máximas seguem em elevação no Sudeste pela tarde, com condição de queimadas no interior do Estado de São Paulo. “A previsão é de dia ensolarado na capital paulista, mas o litoral deve ter maior nebulosidade”, comenta o meteorologista Celso Oliveira.

No domingo, as instabilidades ficam apenas sobre o Espírito Santo. O frio da manhã atinge o leste paulista, oeste do Rio de Janeiro e Espírito Santo e grande parte de Minas Gerais.

A região Centro-Oeste terá um fim de semana quente e sem chuvas. As temperaturas podem ultrapassar os 35ºC na faixa oeste e a umidade relativa do ar tende a cair ainda mais. A capital federal, Brasília, já conta cem dias de estiagem e a Defesa Civil declarou estado de emergência no Distrito Federal por conta da umidade relativa do ar a 11%.

O padrão de chuvas continua semelhante aos últimos dias no Norte, com acumulados na faixa norte e oeste, enquanto o tempo firme predomina nas demais áreas, tanto no sábado quanto no domingo.

No nordeste, o primeiro fim de semana de setembro será marcado pelo avanço de uma frente fria ao sul da Bahia, deixando as temperaturas mais amenas e com chuva forte e agitação marítima. “No domingo (03), o sistema atinge Salvador e provoca chuva em boa parte do Estado baiano, inclusive litoral norte, mas o interior nordestino segue com tempo firme e calor”, afirma Oliveira.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

 

Cidades baianas contam mais de 150 dias sem chuva

Região Norte: Chuvas se concentram nas faixas norte e oeste