Esquenta para o Carnaval será com tempo favorável no país

Tempo firme e calor vão predominar nos blocos de Carnaval que acontecem neste fim de semana

O Carnaval será comemorado oficialmente no final de fevereiro, mas muita gente já entrou no ritmo do feriado desde o começo do mês com os blocos que estão ganhando cada vez mais destaque, principalmente nas regiões Sudeste e Nordeste. De acordo com a Somar Meteorologia, as condições do tempo devem favorecer quem pretende curtir ao ar livre durante este fim de semana.

bloco-rua-sp-2015

Tempo favorece esquenta para o Carnaval/ Fonte: Uvaia Hostel

Segundo o meteorologista Celso Oliveira, da Somar, a atuação de sistemas de alta pressão próximo ao Sudeste, inibem o avanço da chuva e mantém o tempo firme em todo o Estado do Rio de Janeiro. Na capital carioca, as máximas ficam em torno dos 36ºC neste sábado (18) e domingo (19), mas a sensação térmica deve ser ainda maior.

Em São Paulo, pancadas de chuva ainda podem ocorrer, mas não devem atrapalhar as festividades, pelo contrário, as precipitações prometem aliviar o calor, após um dia com máximas de até 33ºC. “A chuva esperada é típica de verão, ocorre rapidamente no período da tarde e não deve trazer grandes volumes”, comenta Oliveira.

No Nordeste, é a umidade do mar que provoca instabilidades nas cidades mais próximas da costa, mas que também não devem complicar a passagem dos trios elétricos. Em Salvador, as temperaturas passam dos 30ºC no período da tarde, e ficam em torno dos 26ºC durante a noite.

E no feriado?

De acordo com Oliveira, o fim de semana que antecede o Carnaval ainda deve ser bastante aproveitável, mas a aproximação de uma frente fria pode trazer chuvas cada vez mais significativas para o Sudeste até o feriado. “A chuva vai se intensificando aos poucos, com maior volume entre a segunda e a terça-feira (28), e pode atrapalhar a folia nos litorais paulista e carioca”.

A chuva também deve aumentar no litoral do Nordeste por conta da atuação de um VCAN (Vórtice Ciclônico de Altos Níveis) sobre a região. “enquanto o centro do sistema mantém o tempo seco no interior nordestino, os ventos em suas bordas favorece a formação de nuvens mais carregadas na costa leste. Ainda assim, não deve prejudicar o Carnaval nordestino”, explica o profissional.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

 

Horário de verão termina neste fim de semana

Fim de semana será de verão no Brasil

Meteorologia confirma fim do La Niña