Brasil: Praia o ano todo

Por estar em uma localização privilegiada no globo, o brasileiro pode curtir as praias quando quiser

Em alguns países, as estações são bastante regulares: frio no inverno, calor no verão. Já no Brasil, a possibilidade de pegar praia existe o ano todo. Além disso, o país é banhado pelo Oceano Atlântico de uma ponta a outra, de Amapá ao Rio Grande do Sul, passando pelas praias da Bahia e Rio de Janeiro, conhecidas mundialmente.

shutterstock_195281294

Fonte: Banco de imgens da Somar Meteorologia

“O que acontece no Brasil é que uma grande parte do país se encontra entre os trópicos do equador e capricórnio, e recebe radiação solar o ano todo, inclusive no inverno. Por isso, o país tropical possui temperaturas confortáveis para quem procura se divertir na praia em qualquer estação do ano”, explica a técnica em meteorologia da Somar Meteorologia, Patricia Vieira.

Norte e Nordeste

Nas regiões próximas da Linha do Equador a incidência de radiação solar é constante, por isso, mesmo no inverno é sempre bastante quente.

Praia dos Carneiros - PE / Fonte: Guia Viajar Melhor

Praia dos Carneiros – PE / Fonte: Guia Viajar Melhor

Entre os meses de fevereiro e abril no norte e maio e julho no nordeste, uma temporada chuvosa costuma ocorrer por causa dos ventos alísios que formam uma Zona de Convergência intertropical, chamada de ZCIT, e forma temporais no litoral.

“Para muita gente nessas regiões, é essa época de chuva que fica conhecida como inverno, quando na verdade, estão no verão e/ou no outono, porém como o resto do ano é sempre bastante quente, esse termo acaba pegando”, comenta Patricia.

No restante do ano, as praias que existem nessas duas regiões, se enchem de turistas à procura de calor e diversão à beira-mar. A praia dos Carneiros e a Baía de Sancho em Pernambuco, assim como Galés em Alagoas e a Quarta Praia na Bahia são algumas das praias mais procuradas do país.

Sul e Sudeste

Na parte Sul do país, o tempo já é um pouco mais instável, isso porque a região recebe massas de ar polar e um pouco menos de radiação solar que os Estados mais próximos do Equador. Mesmo assim, da pra curtir a praia com frequência.

Praia do Bonete – Ilha Bela / Fonte: Guia Viajar Melhor

No Sul, a praia do Cassino é uma das mais procuradas pelos argentinos no Rio Grande do Sul, e a Praia do Rosa em Santa Catarina chama atenção dos turistas principalmente entre agosto e novembro, quando recebe a visita de baleias que se deslocam para lá com seus filhotes recém-nascidos.

No Sudeste, as praias de Ilha Bela em São Paulo, assim como as praias de Ipanema, Copacabana e Arpoador no Rio de Janeiro, se tornaram mundialmente conhecidas, sendo que as duas últimas estão entre as 10 praias mais bonitas do país.

 

Clique aqui e confira a previsão do tempo na sua cidade.