Como vai ficar o tempo no feriado de Páscoa?

Tempo firme predomina na maior parte do país durante o feriado prolongado

O feriado de páscoa se aproxima e de acordo com a Somar Meteorologia, o fim de semana prolongado promete tempo favorável para atividades ao ar livre principalmente na faixa central do país.

Páscoa (2)

Feriado prolongado será de tempo firme no país/ Fonte: Banco de imagens da Somar Meteorologia

Segundo a técnica em meteorologia da Somar, Patricia Vieira, uma massa de ar seco faz com que o tempo permaneça firme em todo o Centro-Sul pelo menos ao longo da Sexta-feira Santa. “A sensação de calor aumenta, principalmente no período da tarde na maior parte da região e as temperaturas continuam elevadas durante todo o fim de semana”.

Mas a atuação de uma área de baixa pressão na Argentina faz com que pancadas isoladas de chuva se espalhem pela região Sul a partir da noite do sábado (15). “Apesar de ocorrer de forma pontual, a chuva pode vir intensa em algumas cidades e se estender até o domingo (16). No entanto, o sistema perde força rapidamente, e não chega a atingir o interior do país”, afirma Patricia”.

O feriado deve ser bastante proveitoso principalmente para quem pretende curtir o fim de semana no litoral. Na região Sudeste, as máximas chegam perto dos 30ºC e o tempo permanece seco durante todo o fim de semana assim como no Centro-Oeste, onde as máximas que podem chegar até os 33ºC também favorecem as atividades ao ar livre.

Na faixa norte do Nordeste, a chuva segue intensa até a sexta-feira, provocada por áreas de instabilidade que se somam à ZCIT (Zona de Convergência Intertropical), sistema responsável pelas chuvas nesta área durante o período úmido. Segundo Patricia, “a chuva pode causar transtornos entre São Luís e Natal, mas não deve conseguir avançar até o interior nordestino, e o tempo também segue seco no sertão”.

Na região Norte são as instabilidades tropicais que provocam temporais intensos. “É a única região onde a chuva não cessa durante este fim de semana. Com precipitações em todos os Estados, a preocupação com as cheias continua. Apenas em Roraima é que os períodos de tempo firme são mais extensos, enquanto no Pará, a chuva perde um pouco a força no feriado prolongado, mas ainda não dá trégua”, finaliza.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

 

Como as mudanças de estação impactam na sua saúde?

Por que as nuvens são importantes?

Oscilação térmica no outono pode prejudicar a saúde das crianças