Onde vai ter chuva neste fim de semana?

Com a passagem de duas frentes frias o fim de semana deve começar e terminar com chuva em parte do país

O início da semana foi marcado pelo avanço de uma frente fria que deixou o tempo instável no Centro-Sul e trouxe grandes volumes de chuva principalmente para os Estados de Paraná e São Paulo. O sistema perdeu força na metade da semana, mas uma nova frente fria se formou nesta quinta-feira (09) e promete mais um fim de semana de instabilidades no país.

rubber-boots-1594820_1280

Chuva atinge parte do país neste fim de semana/ Fonte: Banco de imagens da Somar Meteorologia

De acordo com a Somar Meteorologia, os temporais devem trazer grandes acumulados de chuva até a sexta-feira (10) no Rio Grande do Sul, mas as precipitações também devem atingir Santa Catarina e Paraná, e chegar ao litoral sul de São Paulo até o sábado (11). “O dia na praia não deve ser completamente perdido, mas os períodos de tempo aberto devem intercalar com a chuva”, explica o meteorologista Celso Oliveira.

À medida que o sistema avança pelo oceano na tarde do sábado, o tempo volta a ficar firme no Rio Grande do Sul, e a sensação de calor aumenta, com máximas acima dos 30ºC. As temperaturas mais amenas devem ser registradas no litoral, enquanto o interior do Sul e Sudeste conta com máximas em torno dos 35ºC.

Enquanto isso, áreas de instabilidade seguem provocando precipitações significativas no Norte e Nordeste. Os maiores acumulados ocorrem entre Fortaleza e São Luís no sábado, mas atingem o litoral leste nordestino no domingo (12). Já na região Norte, a chuva intensa pode trazer novos transtornos para o Pará e o Amazonas.

Apenas no interior do país é que o tempo continua firme. “Pancadas rápidas de chuva ainda podem acontecer no Centro-Oeste, mas são muito rápidas e isoladas, e o calor segue intenso com temperaturas acima dos 35ºC”, afirma o profissional. Espírito Santo, norte de Minas Gerais e interior da Bahia também devem contar com tempo aberto na maior parte do dia, e temperaturas acima dos 30ºC.

E o fim de semana termina com a passagem de uma nova frente fria pela região Sul, que deve trazer acumulados acima dos 100mm para os arredores de Santa Maria, no interior do Estado gaúcho. “Esse sistema deve mudar o padrão na próxima semana, espalhando chuva por grande do país junto à umidade da Amazônia”, finaliza Oliveira.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

 

Clima: Brasil sedia primeiro encontro de autores do IPCC

Março começa com chuva no Cantareira