Instabilidades trazem chuva para o país no fim de semana

Frente fria avança pela região Sul na sexta-feira (24), mas maiores acumulados de chuva devem ser registrados na região central do país a partir do sábado (25)

A semana foi marcada por nebulosidade e chuvas significativas na maior parte do Brasil provocadas principalmente pelo avanço de uma frente fria pela costa, que atraiu a umidade da Amazônia e provocou temporais desde a região Sul ao Centro-Norte do país. De acordo com a Somar Meteorologia, a sexta-feira (24) até começa com tempo aberto no Centro-Sul, mas a formação de novas áreas de instabilidade promete mais chuva para o fim de semana.

rubber-boots-1594820_1280

Chuva volta a atingir a maior parte do país no fim de semana/ Fonte: Pixabay

Com a frente fria estacionada na altura do Espírito Santo, a chuva se concentra no norte de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso na sexta-feira, e as temperaturas que ficaram abaixo dos 25ºC no Centro-Sul durante a semana, chegam perto dos 30ºC desde a faixa leste do Rio Grande do Sul ao Estado de São Paulo. Em Mato Grosso do Sul, as máximas ficam em torno dos 35ºC em Campo Grande, mas ficam próximas dos 40ºC no oeste do Estado.

Ainda na sexta-feira, uma frente fria avança sobre a região Sul ao longo do dia, e junto a um sistema de baixa pressão que se forma no Paraguai, provoca pancadas de chuva de fraca intensidade nos três Estados. “O sistema avança durante o fim de semana e atrai a umidade da Amazônia na tarde do sábado (25), que potencializa as precipitações na medida em que se espalham pela faixa central do país”, afirma a meteorologista da Somar, Heloísa Pereira.

O domingo (26) termina com tempo fechado desde Santa Catarina ao sul de Minas Gerais, além de todo o Centro-Oeste, Tocantins, Rondônia, Acre e grande parte do Amazonas e Pará, com os maiores acumulados concentrados no interior e capital paulista, Brasília e interior catarinense.

No Nordeste é apenas o Estado do Maranhão que deve receber as precipitações, enquanto o tempo firme predomina no restante da região com temperaturas próximas dos 30ºC no litoral e perto dos 35ºC na faixa norte da região que vai do Maranhão ao interior do Pernambuco.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

Oceano Pacífico segue em condição de La Niña

Primavera é a estação das flores e das tempestades