Qual é o melhor café do mundo?

Você também é fã de café? Então aproveite para conhecer um pouco mais sobre essa bebida que conquista tanta gente:

Não há dúvidas de que o café está entre as bebidas mais queridas do mundo. Afinal, quem resiste ao cheirinho de um café “passado” na hora? O amor é tão grande, que no Brasil nós temos duas datas para homenagear o grão. Além de 14 de abril que é o Dia Mundial do Café, nós temos um dia só nosso: 24 de maio, Dia Nacional do Café.

mike-kenneally-80402-unsplash

Brasil é principal produtor e segundo maior consumidor de café do mundo/ Foto: Unsplash

Não por acaso, o grão é conhecido historicamente por sua participação no crescimento do país na economia mundial, e até hoje o Brasil continua na conquista como referência de consumo, qualidade e quantidade quando se fala de café. Nós somos o segundo maior consumidor do produto no mundo e estima-se que até 2021 devemos tomar o 1º lugar que pertence hoje aos Estados Unidos. Por aqui, ingere-se mais de 1 milhão de toneladas de café ao ano e esta é a segunda bebida mais consumida, atrás apenas da água.

Você também é fã de café? Então aproveite para conhecer um pouco mais sobre essa bebida que conquista tanta gente:

O berço do café

O café Africano é até hoje respeitado pelos baristas de todo o mundo, isso porque o continente africano guarda o primeiro registro de consumo da bebida. Foi nas terras altas da Etiópia, em meados do século IX, onde foi servido e tomado o primeiro cafezinho da história.

Reza a lenda que um pastor de cabras percebeu que seus animais se tornavam mais ativos ao ingerir um determinado tipo de folhas e frutos vermelhos. Não resistindo à curiosidade, ele próprio experimentou os frutos e se sentiu com mais energia. Mais tarde, um monge que soube da história, decidiu fazer uma infusão com os frutos vermelhos com o objetivo de resistir ao sono durante as orações e sucesso! Assim descobriu-se a cafeína, considerada pelo tal monge um presente de Deus que ajudava as pessoas a se manterem acordadas.

O melhor dos melhores

Mas afinal, qual é o melhor café do mundo? Para quem acha que quanto mais caro, maior a qualidade, então podemos ficar com o Kopi Luwak também conhecido como Café Civeta. Produzido nos arquipélagos da Indonésia, o preço de 100g desse café pode chegar perto dos R$400,00. O grão é extraído dos excrementos do bichinho típico da região, que come as cerejas do café, mas não digere a semente. Um outro café muito parecido e que passa pelo mesmo processo com um bicho brasileiro é o Café Jacu.

Agora, se você prefere um café mais forte, cheio de cafeína e de qualidade, um dos melhores do mundo pode ser o café colombiano. O país que faz fronteira com Rondônia se destacou no mercado internacional há alguns anos com seus grãos colhidos à mão, que garantem que apenas os melhores serão ensacados. Foi assim que a Colômbia ganhou fama de café com boa qualidade e o grão se tornou parte essencial da economia, cultura e turismo no país.

Apesar disso, o Brasil não fica para trás. Em 1845 o país já era responsável por quase a metade do café no mercado internacional e até hoje é o principal produtor e exportador. Dos 58 milhões de sacas que devem ser produzidos em 2018, segundo a projeção da Conab, 76% é do tipo Arábica. O grão é conhecido pela qualidade superior e é utilizado principalmente para compor cafés especiais. O solo brasileiro é o maior produtor de Arábica do mundo.

 

Quer saber mais? Encontre mais materiais sobre o Café aqui.  E não esqueça de baixar o Mapa do Café – Somar Meteorologia, onde você encontra as principais informações sobre o grão mais importante do país!