Dia do Café: Como o café vai parar na sua xícara?

Quando tomamos aquele cafezinho, nem imaginamos o que há por trás de sua produção. Conheça o passo a passo o trajeto que o café faz das lavouras até a sua xícara:

Quando tomamos aquele cafezinho, nem imaginamos o que há por trás de sua produção. Da semeadura ao preparo para beber, o café percorre uma longa jornada até chegar a cafeterias como a Octavio Café, que aliás, produz tudo de forma artesanal, desde o plantio até as oito formas de preparo dos cafés que são separados nas categorias Tradicional, Superior, Gourmet e Especial, vamos falar sobre a diferença entre eles mais para a frente, mas antes, vamos entender melhor a trajetória que o grão faz até a sua mesa.

CAFE CAPA YOUTUBE - Cópia

Entenda passo a passo como o café chega na sua xícara/ Foto: Livia Fernanda

 

  1. Começando pelo plantio, é importante destacar que o café é uma fruta e o grão de café é uma semente, esta semente é plantada e cultivada em viveiros até germinar. Regada constantemente e protegida do sol direto. Apenas quando se torna um arbusto, é que a planta vai para o solo definitivo.
  2. Em campo aberto, o clima se torna um fator essencial para o desenvolvimento da planta. Em média, pode demorar de três a quatro anos para que os primeiros frutos de café apareçam. Esse processo que indica o início de uma nova safra é conhecido como Florada e geralmente acontece nos meses de setembro e outubro, neste momento, a planta precisa de chuvas constantes que façam a manutenção da umidade do solo.
  3. A colheita é feita quando o fruto atinge o estágio máximo de maturação, representado pela coloração amarelo banana ou vermelho uva. Neste momento, dias de tempo firme são essenciais, já que o excesso de umidade aumenta a chance de doenças como o fungo ou a fermentação do fruto. A colheita pode ser feita de forma mecânica, através de maquinas, mas os grãos verdes também tiram a qualidade da bebida, por isso, alguns produtores hoje em dia, optam pela colheita manual, selecionando apenas os melhores grãos.
  4. Logo após a colheita é preciso escolher o processamento, que pode ser de forma natural, quando toda a fruta é deixada ao redor da semente ou descascada. Também é possível retirar apenas parte do fruto que está em volta da semente através de maquinário ou despoldar, retirar todo o fruto através da fermentação controlada.
  5. Em seguida, acontece a secagem. Os grãos podem ser secados ao sol, em terreiros de cimento ou suspensos onde eles são remexidos regularmente e também podem ser secados em máquinas.
  6. Outra forma de extração é através de excrementos de animais que digerem o fruto, mas não o grão. Como falamos lá em cima, alguns dos melhores cafés do mundo como o Kopi Luwaki e o Café Jacu são extraídos desta forma.
  7. Chegamos à etapa daEssa fase é mais conhecida por Cupping, que é onde acontece a verdadeira prova dos grãos de café. Para garantir que seja servido um café de qualidade, os baristas e responsáveis pela qualidade de cafés como os da Octavio analisam lote por lote. Essa análise avalia características como a acidez, sabor e aroma.  Um especialista pode provar dezenas de cafés por dia e ainda conseguir distinguir sutis diferenças entre eles.
  8. E chegou a hora da torra! Esse processo transforma o café verde nos grãos marrons, que são os que conhecemos.  Após a torra, o café é imediatamente resfriado com ar. Em seguida ele pode ser vendido moído, ou em grão. Agora ele está pronto para ser enviado para cafeterias como a Octavio Café.
  9. É aqui que os baristas entram novamente. Os profissionais preparam o café das mais diversas formas e combinações de acordo com o gosto do consumidor.  Cada método de preparo realça características diferentes da bebida: corpo, doçura, acidez, aroma.  E ainda há as cápsulas os cafés moídos, que permitem ao consumidor ter a experiência de café especial em casa.

E aí, ficou mais apaixonado ainda pela bebida? Não importa como, o que vale é aproveitar o café. Afinal, agora você já sabe: ele fez uma longa viagem para até chegar à sua xícara!

Quer saber mais? Encontre mais materiais sobre o Café aqui.  E não esqueça de baixar o Mapa do Café – Somar Meteorologiaonde você encontra as principais informações sobre o grão mais importante do país!

 

 

https://www.youtube.com/watch?time_continue=143&v=paaGfgXMnPo