Semana será de tempo firme na faixa central do país

Chuvas atingem grande parte dos Estados neste sábado e domingo, com maiores volumes na região Sul

Instabilidades tropicais provocam chuvas volumosas e transtornos na região Sul desde a última semana e o fim de semana não deve ser muito diferente, com acumulados elevados principalmente no Estado do Paraná, mas na faixa central que vai do Mato Grosso ao Espírito Santo, a previsão é de predominância de tempo firme com temperaturas elevadas na maior parte do dia.

alvin-balemesa-105751

Tempo firme deixa o fim de semana aproveitável para atividades ao ar livre em parte do país/ Fonte: Unsplash

Segundo a previsão da Somar Meteorologia, o tempo deve ser típico de verão entre o Centro-Oeste e Sudeste neste fim de semana. “Os próximos dias são de tempo aberto principalmente entre Mato Grosso e Goiás, além do norte de Minas Gerais e Espírito Santo. Já em Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro, sol e chuva se alternam com maiores acumulados previstos para o sábado (20)”, afirma o meteorologista Celso Oliveira.

Na região Sul os maiores volumes de chuva acontecem em Santa Catarina durante o sábado, mas pancadas intensas também são previstas para o norte do Paraná, nas áreas mais próximas de São Paulo e Mato Grosso do Sul, enquanto Rio Grande do Sul começa o fim de semana com tempo firme e termina com temporais no domingo (21).

No Norte do país a chuva é provocada por instabilidades tropicais que se concentram principalmente entre o oeste do Amazonas, Acre e Roraima no sábado e entre o Amapá e a capital paraense, Belém, no domingo.

Já no Nordeste, os temporais continuam concentrados entre Maranhão e Piauí durante todo o fim de semana e há riscos de descargas elétricas e fortes rajadas de vento. A chuva se espalha na faixa norte da região, em cidades mais próximas ao litoral, durante o domingo, enquanto o interior nordestino e o Estado da Bahia seguem com tempo firme e quente.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

Racionamento completa um ano em Brasília

Chuva excessiva beneficia turismo no Paraná

Chuva pode atrapalhar colheita de soja no Centro-Oeste