Fim de semana será de tempo firme no Centro-Sul

Já na metade norte do país a chuva se espalha e pode causar transtornos em algumas cidades

A semana começou marcada pela diminuição das chuvas no Centro-Sul e apesar da chuva forte que atingiu Santa Catarina e Paraná com acumulados de mais de 90 mm na tarde da quinta-feira (23), o tempo já voltou a abrir nesta sexta-feira (24) e a previsão da Somar Meteorologia é de um fim de semana favorável para atividades ao ar livre.

legs-434918_1280

Tempo favorece atividades ao ar livre neste fim de semana/ Fonte: Banco de imagens da Somar Meteorologia

Segundo o meteorologista da Somar, Celso Oliveira, o sábado (25) deve ter predomínio de tempo aberto desde o Rio Grande do Sul até os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro. “Até pode haver pancadas de chuva no fim da tarde, mas de forma muito fraca e isolada”. As temperaturas ficam perto dos 30ºC, com exceção das cidades mais próximas ao litoral, onde as máximas se mantêm em torno dos 25ºC.

Na metade norte do país, as chuvas continuam durante todo o fim de semana. “As áreas de instabilidade se estendem desde o Mato Grosso, até o Espírito Santo, passando por Goiás e Minas Gerais. Na região Norte, os maiores acumulados ocorrem entre o norte de Rondônia e Amazonas e o calor continua com máximas entre 30ºC e 35ºC”, afirma Oliveira.

Mas são os grandes acumulados previstos para o norte do Nordeste que chamam atenção. O profissional alerta para a “chuva volumosa que deve acontecer principalmente nas cidades próximas do litoral, desde São Luís até Recife, e que podem trazer transtornos com alagamentos e deslizamentos nos centros urbanos”.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

Por que as nuvens são importantes?

Como vai ficar o tempo no Lollapalooza 2017?

Quanta chuva é preciso para recuperar um reservatório?