Fim de semana será de friozinho no país

As temperaturas entram em declínio e o friozinho predomina no Centro-Sul com expectativa de manhã mais fria do ano em algumas cidades

A virada do mês vai cair exatamente neste fim de semana e abril já começa trazendo friozinho para grande parte do país. De acordo com a Somar Meteorologia, o tempo se mantém firme no Centro-Sul, enquanto a chuva prevalece no norte do Brasil, mas o declínio das temperaturas deve ser sentido em todas as regiões.

shutterstock_106775540

Segundo o meteorologista Celso Oliveira, da Somar, a semana já termina com tempo mais ameno no Centro-Sul. “As temperaturas vêm caindo desde a metade da semana, mas o ápice deste friozinho deve ser sentido entre o sábado (1) e o domingo (2), o que torna o fim de semana favorável principalmente para os passeios nas serras da região Sul, de São Paulo e até mesmo no Rio de Janeiro, onde há expectativa de que algumas cidades cheguem a registrar as manhãs mais frias do ano até então”.

O profissional ressalta que o declínio no Sul e Sudeste deve ser similar ao da primeira onda de frio do ano que passou pelas duas regiões na segunda semana de março (link). “As mínimas devem ficar entre os 9ºC e 12ºC nas serras gaúcha e catarinense, planalto paranaense, São Paulo e metade sul de Minas Gerais”.

Mas o que chama atenção é o alcance que o friozinho deve ter neste fim de semana. Diferente da última vez, o sistema deve provocar queda nas temperaturas até mesmo em parte do Centro-Oeste, principalmente no leste de Goiás. Em Brasília, as mínimas ficam na casa dos 15ºC e as máximas não passam dos 18ºC.

No Norte e Nordeste do país, o que causa queda nas temperaturas é o excesso de nebulosidade. A chuva provocada por instabilidades no litoral da Bahia somadas à umidade da Amazônia faz com que o tempo fique mais ameno. “Ainda não deve fazer frio, mas quem mora no Acre, Rondônia e sul da Bahia, deve sentir pelo menos um alívio no calor, com mínimas de 20ºC e máximas entre 27ºC e 30ºC”, finaliza Oliveira.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

 

O que esperar do tempo em abril?

Meteorologia alerta para temporais em Salvador