Fim de semana promete chuva e friozinho no Centro-Sul

Precipitações volumosas ocorrem em todas as regiões, enquanto o friozinho ganha maior destaque na metade Sul do país

A semana termina com a atuação de dois sistemas de baixa pressão que provocam chuva intensa no Centro-Sul do país. Com o tempo mais úmido, e a entrada de uma massa de ar frio que deve chegar ao Brasil pela região Sul ainda na sexta-feira (19), o fim de semana deve ser marcado por temperaturas baixas.

mug-of-tea

Fim de semana será de friozinho no Centro-Sul/ Fonte: Banco de imagens da Somar Meteorologia

Segundo o meteorologista Celso Oliveira, da Somar Meteorologia, a tarde da sexta-feira deve ser mais fria principalmente entre o interior de Santa Catarina e o Estado de São Paulo. “O dia já amanhece com mínimas perto dos 10ºC em Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul, enquanto a tarde tem máximas entre 18ºC e 20ºC na capital de São Paulo”.

O frio dá uma trégua no interior do país durante o sábado (20), mas ainda não chega a fazer calor. “A sensação é de tempo ameno, com menor amplitude térmica, mas no domingo (21), as temperaturas voltam a ficar um pouco mais baixas”, afirma Oliveira.

De acordo com o profissional, o destaque maior de frio fica por conta da região Sul. A previsão é de que a madrugada do sábado para o domingo marque temperaturas abaixo dos 10ºC na cidade de Curitiba. Já na madrugada do domingo para a segunda-feira (22), mínimas perto dos 3ºC aumentam o potencial para geada nas áreas mais altas dos três Estados.

“Uma corrente de jato, ventos em altos níveis da atmosfera que sopram de oeste para leste, impedem a passagem da massa de ar frio para a região central do país, no entanto, a chuva que deve ficar estacionada entre o Sudeste e o Centro-Oeste, diminui a amplitude térmica. Os dias não começam tão frios, mas à tarde, as máximas ficam em torno dos 20ºC em Campo Grande, sul de Goiás e nas capitais paulista e mineira” explica Oliveira.

Norte e Nordeste

O avanço de uma frente fria pelo oceano traz grandes volumes de chuva no final desta semana para o litoral do Nordeste. As chuvas chegam a atingir parte do interior nordestino, e a nebulosidade alivia o calor na região.

Já no Norte do país, a sensação de calor deve ser mais evidente, já que os volumes de chuva diminuem por conta do afastamento da ZCIT (Zona de Convergência Intertropical), sistema responsável pela manutenção das chuvas na região principalmente durante o verão, que se desloca aos poucos agora rumo ao Hemisfério Norte. As temperaturas chegam perto dos 35ºC na maior parte dos Estados durante este fim de semana.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

 

Estado de São Paulo recebe volume de chuva elevado até o fim de semana

Norte: Nível do Rio Negro se aproxima da cota de emergência

Expectativa para El Niño no 2º semestre de 2017 diminui

Chuva não alivia crise hídrica em Brasília