Fim de semana: Frente fria provoca chuva em grande parte do país

Temporais começam no Rio Grande do Sul e avançam para a região central do Brasil ao longo do fim de semana

A semana foi marcada por temporais na região Sul e predomínio de tempo firme no restante do país, mas de acordo com a Somar Meteorologia as condições devem mudar durante o final de semana com a chuva se espalhando pelo Centro-Sul e deixando as temperaturas mais amenas em alguns Estados.

pins-laundry-rain-drop-of-water visual hunt

Chuvas se espalham pelo país no fim de semana/ Fonte: Pixabay

Segundo a meteorologista da Somar, Maria Clara Sassaki, a frente fria que provocou acumulados elevados no Rio Grande do Sul durante esta quarta e quinta-feira (19), se afasta no oceano na altura do Sudeste e provoca fortes rajadas de vento entre o Estado de São Paulo e sul de Minas Gerais na sexta-feira (20), que deixam o tempo mais ameno. “Apesar do deslocamento do sistema, o tempo ainda fica instável na região Sul e pancadas de chuva ocorrem nos três Estados”.

No sábado (21), as temperaturas voltam a se elevar no Sudeste, enquanto as pancadas de chuva mantém o tempo ameno na região Sul. “No oeste do Paraná e de Santa Catarina, o risco é de temporais, por conta da atuação de um sistema de baixa pressão que atua no Paraguai”, comenta Sassaki.

Ainda no sábado, a formação de um outro sistema de baixa pressão  no litoral do Rio Grande do Sul potencializa a chuva ao longo do dia. As instabilidades atraem a umidade proveniente da Amazônia que carrega precipitações significativas sobre grande parte do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além do sul do Estado de São Paulo.

No decorrer do domingo (22), o sistema dá origem a uma frente fria que avança rapidamente e aumenta a nebulosidade entre o norte do Estado de São Paulo, inclusive na capital e o sul de Minas Gerais, além do Rio de Janeiro, onde são esperadas fortes rajadas de vento.

“Com a passagem da frente fria, as temperaturas caem em toda a região Sul, sendo que a sensação de frio deve ser mais intensa no Rio Grande do Sul, onde as temperaturas chegam a ficar abaixo dos 10ºC em cidades mais ao sul do Estado. Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, além do Estado paulista também devem ter temperaturas mais amenas por conta da alta nebulosidade”, afirma a meteorologista.

No norte de Goiás, Distrito Federal, norte de Minas Gerais e Espírito Santo, o tempo firme ainda predomina, com temperaturas elevadas que chegam a passar dos 30ºC durante o fim de semana. “No litoral Nordestino as pancadas de chuva continuam a ocorrer ao longo do sábado e domingo de forma fraca e isolada, mas as temperaturas ainda ficam entre os 27ºC e 30ºC, enquanto no interior da região calor e tempo aberto ainda são destaque”, comenta.

Já na região Norte, o calor permanece intenso durante todo o fim de semana, com pancadas de chuva que ocorrem principalmente no fim da tarde provocadas pelo calor e alta umidade. Os maiores acumulados acontecem na faixa oeste da região, nos Estados do Acre, Rondônia e oeste do Amazonas, enquanto o tempo seco predomina no Tocantins e Pará e propicia as queimadas que ocorrem de forma intensa na região.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

Cresce a possibilidade de La Niña se configurar até o verão

Incidência de raios é maior durante a primavera