Fim de semana: Chuva ganha força no Centro-Sul

Chuvas típicas de verão atingem a maior parte da região principalmente no domingo (14)

O fim de semana será marcado pelo aumento na chuva em grande parte do país. De acordo com a Somar Meteorologia, a chegada uma frente fria deve atrair a umidade da Amazônia e potencializar a Alta da Bolívia, sistema que provoca chuvas no interior do país durante a primavera e o verão. Os maiores acumulados são esperados no Centro-Sul.

xiaoxiao-sun-455472

Chuva atinge quase todo o país no fim de semana/ Fonte: Unsplash

Segundo a técnica em meteorologia da Somar, Patrícia Vieira, a sexta-feira (12) e o sábado (13) devem ser de tempo firme apenas na Bahia e Rio Grande do Sul, além dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.

“Na faixa central do país, a previsão é de tempo típico de verão, os períodos de sol intercalam com a nebulosidade e a possibilidade de chuva aumenta entre a tarde e a noite do sábado na capital paulista e sul de Minas Gerais, assim como em grande parte do Centro-Oeste”, afirma a profissional. Mesmo com a chuva, as temperaturas permanecem elevadas e as máximas ficam em torno dos 30ºC nas duas regiões.

No litoral paulista, assim como em Curitiba e Florianópolis, a condição para chuva é maior, e a sensação é de tempo mais ameno, com temperaturas entre 25ºC e 27ºC. Na capital carioca, as temperaturas chegam aos 35ºC e as condições são favoráveis para quem quer aproveitar a praia. Já no litoral nordestino, a nebulosidade predomina, mas as máximas chegam aos 30ºC.

Na região Norte as precipitações atingem praticamente todos os Estados durante o fim de semana, mas os volumes devem ser menores comparados aos últimos dias. Os maiores acumulados se concentram ainda entre os Estados do Acre, Rondônia e sul do Amazonas, onde as cidades mais próximas de rios podem ter risco de cheia.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

Brasil fecha 2017 com recorde de queimadas desde 1999

Somar Meteorologia lança plataforma para o agronegócio