Feriado promete tempo firme e calor no país

Passagem de frente fria deve aumentar a nebulosidade, mas passa rapidamente e não influencia nas condições do tempo

A semana vai ser mais curta com o feriado da Independência que cai nesta quinta-feira (07) e de acordo com a Somar Meteorologia o fim de semana prolongado promete tempo propício para atividades ao livre em quase todo o país.

pexels-photo-196666

Feriado promete tempo firme e calor na maior parte do país/ Fonte: Pexels

Segundo o meteorologista da Somar, Celso Oliveira, a passagem de uma frente fria deve provocar chuva no Rio Grande do Sul, além do interior de Santa Catarina e Paraná na quarta-feira (06). O sistema avança ao longo do dia, e o feriado deve começar com tempo fechado no leste do Estado de São Paulo.

“Mas a frente fria já chega ao Sudeste enfraquecida, e o tempo volta a abrir na região Sul e na capital paulista ainda na quinta-feira. Apenas no litoral das duas regiões é que a nebulosidade ainda predomina, mas com pouca possibilidade de chuva”, comenta Oliveira.

A partir da sexta-feira (08) o tempo volta a ficar favorável para atividades ao ar livre inclusive no litoral. Porém o meteorologista chama atenção para a temperatura do mar, que está mais fria que o normal para esta época do ano, o que pode influenciar nas temperaturas, deixando a sensação de tempo mais ameno, além de provocar pancadas pontuais de chuva.

O tempo seco e o calor predominam em todo país e as temperaturas ficam em torno dos 30ºC no Sul e Sudeste enquanto no Centro-Oeste, região Norte e interior do Nordeste as máximas chegam perto dos 40ºC.

Apenas no sul e litoral nordestino é que a chuva ocorre de forma mais persistente por conta das ondas de leste, ventos que empurram instabilidades formadas no oceano na direção da costa. “As precipitações atingem todas as capitais litorâneas intercalando entre uma cidade e outra durante todo o feriado prolongado e deixam as temperaturas mais amenas”, afirma Oliveira.

A chuva ocorre também no norte e oeste da região Norte, com destaque para o Acre, Roraima e norte do Amazonas e Pará, mas com baixos volumes acumulados. As precipitações ocorrem principalmente no período da tarde e podem vir acompanhadas de descargas elétricas.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

Tempo aberto predomina nesta semana

Expoflora 2017 acontece em Holambra

Como será setembro?