Dia de São José será de pouca chuva no Ceará

Chuvas fracas e isoladas marcam o dia do padroeiro do Estado

O dia de São José, padroeiro do Ceará, é comemorado a cada 19 de março. O Estado nordestino é marcado por fortes influências religiosas e guarda um feriado para o santo nesta data. De acordo com a crença, chuva neste dia significa precipitações para o restante do ano, o que favorece a lavoura e propicia fartura.

No dia de São José, previsão é de chuva no litoral / Fonte: Banco de Imagens da Somar Meteorologia

No dia de São José, previsão é de chuva no litoral / Fonte: Banco de Imagens da Somar Meteorologia

O verão de 2016 foi difícil para o Ceará, com chuvas abaixo da média por conta do El Niño, fenômeno climático que aquece as águas do Oceano Pacífico, potencializando a precipitação no Sul do Brasil e diminuindo o acumulado na região Centro-Norte do país.

Em contrapartida, 2017 começou melhor para o Estado em relação ao ano passado. As chuvas de fevereiro e março deste ano foram acima da média e, segundo a FUNCEME (Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos), aliviaram um período de cinco anos de estiagem, considerada a pior seca prolongada do Estado desde 1910.

A boa notícia é que há previsão de precipitações por mais tempo no Ceará. Segundo a Somar Meteorologia, áreas de instabilidade trazem chuvas em boa parte do Estado nesta quinta-feira (16). No sábado (18), a precipitação é de baixo acumulado na parte norte, na região do Baturité. Domingo (19), dia de São José, a previsão é de muita nuvem e pouca chuva concentrada no litoral do Ceará.

Apesar da redução de precipitação no final de semana, a previsão é favorável para o Ceará. Segundo a meteorologista Nadiara Pereira, a tendência é que as chuvas fiquem cada vez mais frequentes e sigam até maio deste ano, quando começam a diminuir. “As chuvas, até agora, têm garantido melhores resultados para as produções agrícolas e para o nível dos reservatórios”, comenta.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

 

Chuva causa transtornos nos Estados de SP e RJ

O que esperar do outono no Brasil?