" }
Dia de Navegantes será de instabilidades no Sul do país

Já na Bahia o tempo firme favorece festejos de Iemanjá

A semana vai terminar com feriado em algumas cidades do país. A quinta-feira (02) será dia de homenagear Nossa Senhora dos Navegantes e Iemanjá. Em cidades como Navegantes, em Santa Catarina, que recebeu o nome em homenagem à padroeira, os festejos já acontecem desde o último fim de semana, e devem continuar até o domingo (05) quando a procissão fluvial ocorre no ponto alto da festa. Confira como vai ficar o tempo nesta e em outras festividades:

night-1374501_1280

Navegantes e Iemanjá são celebradas nesta quinta-feira (02)/ Fonte: Banco de imagens da Somar Meteorologia

De acordo com a meteorologista Olívia Nunes, da Somar Meteorologia, o feriado que é celebrado há 141 anos em Navegantes, deve começar com instabilidades por conta de uma área de baixa pressão que atua na altura do Rio Grande do Sul. “O tempo deve permanecer fechado durante a maior parte do dia, e pancadas de chuva podem ocorrer durante as procissões”. O mesmo deve acontecer em cidades como Pelotas e Porto Alegre, que também homenageiam a santa neste dia.

As instabilidades perdem força na sexta-feira (03), mas as precipitações ainda devem ocorrer de forma mais isolada em toda a região Sul. No sábado (04), a formação de uma nova área de baixa pressão entre o norte catarinense e o Paraná, deve provocar temporais nos três Estados.

A chuva volta a perder força no início do domingo (05), e as condições do tempo favorecem as celebrações ao ar livre até o período da tarde. “Porém a atuação de um terceiro sistema no Uruguai atrai a umidade da Amazônia e traz novas pancadas de chuva para a faixa leste da região, o que pode causar transtornos durante a tradicional procissão fluvial que acontece na costa de Navegantes”, alerta Olívia.

Apesar da chuva, o calor continua nos três Estados, e as temperaturas máximas se mantém entre os 30ºC e 33ºC em Santa Catarina e Paraná até o domingo, mas podem chegar aos 35ºC no Rio Grande do Sul.

Bahia

Em 1923, quando os peixes diminuíram, prejudicando a pescaria no Rio Vermelho, em Salvador, os pescadores pediram auxílio à Iemanjá oferecendo presentes. As oferendas que foram feitas em 02 de fevereiro, perduram até hoje. E o tempo deve colaborar com as milhares de pessoas vestidas de branco que devem ir até o mar para celebrar a orixá na madrugada da quinta-feira.

“As chuvas acontecem de forma rápida e isolada no litoral baiano, mas principalmente no fim do dia. As precipitações são provocadas pela entrada da brisa marítima somada à umidade vinda da região Norte, mas o tempo firme ainda deve predominar na maior parte do dia entre a quinta e a sexta-feira, com mínimas de 24ºC e máximas de 35ºC”, comenta Olívia.

Apenas no fim de semana é que o tempo deve se manter fechado no litoral, mas a chuva não deve atrapalhar as festividades. As pancadas ocorrem de forma fraca, rápida e isolada e a nebulosidade faz com que as máximas caiam para os 30ºC nos arredores de Salvador. Mas a sensação de calor continua por conta da alta umidade.

É bem melhor saber

Dia de Navegantes, ou Dia de Iemanjá, a data tem o objetivo de pedir proteção para os marinheiros, e reforça a importância dos cuidados na navegação. Mas além das celebrações e dos pedidos, a meteorologia tem papel fundamental na navegação.

Segundo o meteorologista da Somar, Celso Oliveira, a previsão nos oceanos é costumeiramente mais certeira, pois “a umidade do ar é absorvida pela água, e a atmosfera se torna menos enérgica, a temperatura não sobe tanto e se torna mais fácil assimilar as condições meteorológicas e prever como será daqui a dois ou três dias”.

O profissional ressalta que as embarcações precisam estar sempre atentas às condições do tempo, pois furacões e ondas representam perigo tanto para os marinheiros quanto para os turistas, por isso, é sempre importante ficar de olho na meteorologia.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

Como fica o tempo em fevereiro?

 

Fevereiro começa com chuva no Nordeste

Temporais atingem o Sul do país na metade da semana