Previsão do tempo para o feriado de Páscoa

Veja como fica o tempo na sua região ao longo do feriado prolongado de páscoa

O outono começou no dia 20 de março, mas o padrão meteorológico ainda é típico de verão na maior parte do país. De acordo com a Somar Meteorologia, quem pretende viajar ainda nesta quinta-feira (29), corre o risco de pegar chuva nas estradas de ponta a ponta do Brasil.

Segundo a meteorologista Amanda Souza a formação de uma área de baixa pressão na altura do Rio Grande do Sul ainda no fim desta quinta-feira, favorece a formação de nuvens carregadas sobre a região Sul. “As instabilidades continuam ao longo da Sexta-feira Santa e a previsão é de pancadas de chuva a qualquer hora do dia”.

O sistema é reforçado pela atuação da Alta da Bolívia, que junto à umidade da Amazônia, forma um corredor de umidade sobre a faixa central do país e em grande parte da região Norte. “Já nos Estados do Nordeste do país, a chuva é potencializada pela ZCIT (Zona de Convergência Intertropical) que traz instabilidades para a faixa norte do Nordeste”.

Além disso, um VCAN (Vórtice Ciclônico de Altos Níveis) permanece ao largo da costa entre o Sudeste e o Nordeste. O fenômeno que consiste em ventos girando no sentido horário no alto da atmosfera mantém o tempo firme em seu interior, mas favorece as instabilidades em suas bordas, o que faz com que a chance de temporais, principalmente no fim da tarde continue entre o leste das duas regiões.

Apenas no interior de Minas Gerais, Rio de Janeiro, leste de Goiás, Brasília e oeste baiano, é que o tempo firme continua, com calorão e possibilidade quase nula de chuva entre os Estados.

As instabilidades continuam no domingo de Páscoa, com possibilidade de chuva na maior parte do país. Apesar das precipitações, o calor predomina durante todo o fim de semana, com máximas em torno dos 30ºC no Centro-Sul e acima dos 33ºC em grande parte do Centro-Norte.