Você sabia?: Dia Nacional do Meteorologista é comemorado neste sábado (14)

Na data que celebra o profissional responsável por ficar de olho no tempo, entenda como os meteorologistas fazem a previsão e porque ela é necessária

O Dia Nacional do Meteorologista é comemorado neste sábado (14). A data em que a profissão foi regulamentada no Brasil em 1980 é celebrada desde 2004 pela SBMET (Sociedade Brasileira de Meteorologia). Os profissionais da área estudam as condições atmosféricas e a partir disso, realizam a previsão dos próximos dias.

Instagram

Dia do Meteorologista é comemorado neste sábado (14)/ Fonte: Banco de imagens da Somar Meteorologia

Como funciona

Para começar, é necessário o recolhimento de informações como a umidade do ar, pressão atmosférica, temperaturas, volume de chuva, entre outras, essas medições são obtidas através de aparelhos que se concentram em uma estação meteorológica.

À partir das informações registradas em um computador, com base em diversos cálculos, junto à observação realizada por satélite, obtém-se a previsão para os próximos dias.

Como esses cálculos são muito complexos, e algumas regiões não possuem estações meteorológicas, é necessário que sejam feitas algumas simplificações para que a previsão não demore tanto para ser feita. Segundo o meteorologista da Somar Meteorologia, Celso Oliveira, “normalmente essas pequenas correções não atrapalham, mas às vezes pode acontecer de o computador prever o tempo com um pequeno atraso ou adiantamento”.

 Tempo x Clima

Muitas pessoas se confundem ao perguntar sobre a previsão do tempo por não saberem a diferença entre os dois termos. O meteorologista, é responsável por fazer a previsão do tempo, se vai chover, fazer sol, ou se um furacão vai  se formar até o fim de semana, por exemplo.  Como estará o tempo amanhã? Vai chover ou fazer sol?

Já o climatologista, estuda o clima e as mudanças climáticas, ele compara os períodos de calor ou frio que temos hoje, com os mesmos períodos de anos atrás, para prever como estará o clima no futuro. O termo “clima” é utilizado em grau comparativo observado ao longo de décadas. Como é o clima na primavera em um determinado lugar? E no inverno?

É bom saber

A meteorologia é um estudo essencial no mundo inteiro. Em países como Japão e Estados Unidos que sofrem com furacões e terremotos frequentes, a previsão de eventos naturais pode salvar vidas.

Como o Brasil possui uma localização mais segura dessas catástrofes, a população se preocupa mais com os alertas de transtornos como enchentes e alagamentos. A previsão do tempo ajuda também na prevenção de acidentes e prejuízos para os setores de serviços e produção.

“No último ano, porém com a crise hídrica que atingiu todo o país, as pessoas tem procurado acompanhar a meteorologia não só para saber quando abrir o guarda chuva, mas preocupadas com o quanto o nível dos reservatórios irá subir na próxima vez que chover e isso vai ajudar”, comenta Celso.

As previsões são de grande importância tanto para o planejamento de grandes negócios, quanto para as tomadas de decisão do dia-a-dia. Por isso, esteja sempre de olho.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

Incidência de raios é maior durante a primavera

Energia: Outubro terá bandeira vermelha patamar 2