" }
Como vai ficar o tempo no Carnaval?

Chuva volta a se espalhar pelo país durante o feriado, mas não deve atrapalhar a folia

O fim de semana vai se estender até a próxima terça-feira (28) para muita gente, e de acordo com a previsão da Somar Meteorologia, quem planeja curtir o Carnaval nas ruas ou viajando, deve conseguir aproveitar o feriado com tempo típico de verão em todo o país.

carnaval

Carnaval será festejado com tempo típico de verão no país/ Fonte: Banco de imagens da Somar Meteorologia

Segundo o meteorologista da Somar, Celso Oliveira, o bloqueio atmosférico que atua sobre o interior do Brasil deve perder força até a sexta-feira (24), e permite que a chuva volte a avançar pelo país durante o fim de semana. “As precipitações passam pela região Sul e atingem o Sudeste e Centro-Oeste, intensificadas pelo corredor de umidade vindo da região Norte”.

Os maiores volumes devem ocorrer na faixa que vai desde Goiás, até o Espírito Santo, passando inclusive por Brasília e todo o norte de Minas Gerais, desde o sábado (25), até o fim do Carnaval, mas o restante do país também deve receber as precipitações, porém com volumes menos significativos. “De uma maneira geral, a chuva ocorre apenas em forma de pancadas, típicas de verão, entre a tarde e a noite, e não devem alterar muito as temperaturas”, comenta Oliveira.

Apesar da previsão de chuva, os tradicionais desfiles das escolas de samba de São Paulo e Rio de Janeiro não devem ser prejudicados. “Precipitações até podem acontecer durante as noites de desfile que vão da sexta até a segunda-feira, mas serão rápidas e muito fracas”, explica Oliveira. “Já em Ouro Preto, no leste de Minas Gerais, o risco de a chuva atrapalhar o desfile que ocorre na noite da segunda-feira (27) é um pouco maior”.

Mesmo com o risco de chuva, o profissional ressalta que o calor deve continuar. As temperaturas ficam acima dos 33ºC na maior parte da região Sul e o tempo favorece quem for curtir o fim de semana nas praias de Florianópolis. No Sudeste, o calor é maior no sábado, com máximas em torno dos 30ºC. “Já entre o domingo e a terça-feira, a nebulosidade persistente faz as temperaturas caírem até 3ºC em comparação ao sábado, mas a sensação ainda será de abafamento”.

Mas são as capitais nordestinas, famosas pelas folias de Carnaval, que devem ser as mais favorecidas pelo tempo no feriado prolongado. Provocada principalmente pela influência da ZCIT (Zona de Convergência Intertropical) que atua no oceano, a chuva deve se concentrar no norte do Nordeste, enquanto o tempo se mantém firme no litoral leste. As máximas chegam aos 29ºC em Salvador, na Bahia, e ficam em torno dos 32ºC em Olinda, Pernambuco.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

Eclipse solar: Onde o primeiro fenômeno do ano poderá ser visto?

Meteorologia confirma fim do La Niña