Como fica o tempo no primeiro fim de semana da primavera?

Estação começa nesta sexta-feira (22) marcada pelo retorno das chuvas em grande parte do país

O inverno termina quente e seco no interior do país por conta da atuação de um bloqueio atmosférico que impede a passagem das precipitações, mas de acordo com a Somar Meteorologia, a primavera já começa nesta sexta-feira (22) com o enfraquecimento do bloqueio e pancadas de chuva que devem avançar pelo país ao longo do fim de semana.

shutterstock_153877733

Ainda na sexta-feira, a passagem de uma frente fria provoca chuva abrangente, acompanhada de trovoadas no Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina, enquanto na região Norte, precipitações volumosas se concentram em Roraima, Amapá e norte do Amazonas e Pará.

Ao longo do dia, a chuva se espalha pelo restante da região Norte em forma de pancadas com volumes menos significativos. “As instabilidades são atraídas pela chuva na região Sul e atravessam o país carregando nebulosidade sobre a faixa oeste do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, mas ainda não provocam chuva”, afirma o meteorologista Celso Oliveira.

No sábado (23), as precipitações avançam e atingem o Estado do Paraná. A capital Curitiba que está mais de 33 dias sem chuva, deve receber acumulados acima dos 20mm até o domingo (24). “No leste do Sudeste, um sistema de alta pressão carrega a úmida do mar contra a costa e promete trazer chuva no domingo (24) inclusive para a capital paulista que não registra precipitações há 30 dias”, complementa Oliveira.

Já entre Goiás, interior de São Paulo e sul de Minas Gerais, pancadas de chuva fraca ocorrem acompanhadas de ventania, além da possibilidade de granizo e descargas elétricas que atingem locais de forma alternada durante todo o fim de semana.

Apenas no Nordeste, é que a atuação de um VCAN (Vórtice Ciclônico de Altos Níveis), impede a formação de nuvens carregadas e mantém o tempo firme e seco principalmente no interior. “No litoral, a chuva até chega a acontecer, mas com baixos volumes e intercalada com períodos de melhoria”, afirma o profissional.

Apesar das precipitações, o calor continua em todo o país. Com exceção do sul do Rio Grande do Sul, que deve ter uma leve queda nas temperaturas e não passam dos 20ºC no sábado, máximas acima dos 30ºC devem ser registradas em toda a metade leste do Brasil, enquanto Centro-Oeste e sul da região Norte, podem ter temperaturas que chegam perto dos 40ºC.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

NOAA aponta 60% de chance de La Niña até o fim do ano

Como será a primavera?

Onde vai dar praia neste fim de semana?