Chuvas se concentram no Sudeste no fim de semana

Pancadas de chuva ainda atingem o restante do país, mas maiores acumulados são esperados entre São Paulo e Minas Gerais

Com temperaturas acima dos 30ºC e pancadas de chuva no fim da tarde, o fim de semana deve ser típico de verão na maior parte do país. Com exceção da faixa leste do Sudeste que deve receber maiores acumulados entre a sexta-feira (02) e o sábado (03).

xiaoxiao-sun-455472

Chuvas atingem o Sudeste com força neste fim de semana/ Fonte: Unsplash

De acordo com o meteorologista Celso Oliveira, da Somar Meteorologia, a chuva é provocada pela formação de um sistema de baixa pressão no sul de Minas Gerais, que traz volumes elevados entre as capitais paulista e mineira. Mesmo com a alta nebulosidade, o calor continua e as temperaturas chegam perto dos 28ºC.

“Para quem está a fim de curtir um fim de semana com sensação de friozinho e cara de outono, a região de Campos do Jordão pode ser uma opção interessante, já as mínimas ficam na casa dos 8ºC a 10ºC na manhã do sábado e continuam amenas no período da tarde”, afirma Oliveira.

No Espírito Santo, Rio de Janeiro e interior de Minas Gerais e São Paulo, o calor ainda é destaque, com máximas que variam de 30ºC a 33ºC durante todo o fim de semana.

Na região Sul, os maiores acumulados são esperados em Curitiba na sexta-feira, mas as precipitações diminuem ao longo do fim de semana e passam a ocorrer apenas em forma de pancadas, assim como em Santa Catarina e norte gaúcho. As temperaturas chegam aos 33ºC no oeste dos três Estados.

No Centro-Oeste e na região Norte, a sensação de calor aumenta entre Mato Grosso, Rondônia, Amazonas e Acre. Enquanto Goiás, Tocantins e Pará sentem um alívio no calor com pancadas mais volumosas de chuva assim como a região Nordeste.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

Março continua com padrão meteorológico de fevereiro

Por que as nuvens são importantes?

Qual é a expectativa do setor elétrico para 2018?