" }
Chuva volta a se espalhar pelo país neste fim de semana

Instabilidades se espalham por todas as regiões, mas tempo ainda favorece as praias em São Paulo e Rio de Janeiro

As chuvas deram uma trégua na metade sul do país ao passo que migraram para o Centro-Norte durante esta semana e atingiram com força áreas que passavam por estiagem. De acordo com a Somar Meteorologia, as precipitações devem voltar a se espalhar por todas as regiões durante este fim de semana, e o tempo firme segue predominante apenas em parte do Sudeste.

Chuva se espalha pelo país neste fim de semana/ Fonte: Banco de imagens da Somar Meteorologia

Chuva se espalha pelo país neste fim de semana/ Fonte: Banco de imagens da Somar Meteorologia

Segundo a meteorologista da Somar, Nadiara Pereira, as áreas que estão com déficit hídrico no interior do Nordeste, assim como o norte do Espírito Santo, Minas Gerais e Brasília, que tornaram a registrar volumes significativos de chuva nos últimos dias, devem continuar a receber precipitações, porém com menor intensidade.

“A chuva é provocada por instabilidades que atuam entre o Nordeste e o Sudeste e organizam a umidade da Amazônia no interior do país, estes sistemas também devem contribuir para espalhar a chuva pela região Norte, onde os maiores volumes são esperados entre Pará e Tocantins, que devem receber um total acumulado em torno dos 100mm até a próxima semana”, explica a profissional.

Já os paulistas e os fluminenses, vão poder curtir as praias com condições favoráveis. O tempo fica firme na maior parte do tempo nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, onde as temperaturas também prometem se manter elevadas, próximas dos 30ºC. “Apenas no final do domingo (12), é que a chuva deve atingir o litoral sul paulista, mas não deve atrapalhar a volta para casa”, afirma Pereira.

Na região Sul, um sistema de baixa pressão se forma ainda nesta sexta-feira (10) na Argentina. Segundo a meteorologista Olívia Nunes, o sistema deve atrair a umidade do interior do país, e provocar pancadas de chuva significativas nos três Estados, passando pelo oeste do Estado de São Paulo e leste do Mato Grosso do Sul.

“Os maiores volumes devem ser sentidos no domingo conforme o sistema avança pelo Sul. As instabilidades seguem em todo o país, e a próxima semana começa com chuva em todas as regiões”, finaliza Nunes.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

 

Chuva traz alívio para as lavouras do MATOPIBA

Tempo favorece litoral paulista nos próximos dias

Norte: Chuva volumosa atinge o Tocantins

Chuva deve ultrapassar os 100mm em parte do Nordeste