Brasil terá fim de semana típico de outono

As temperaturas caem durante a noite, sobem no período da tarde e deixam o fim de semana com a cara da estação na maior parte do país

A chuva atravessa o Centro-Sul durante a quinta e a sexta-feira (05), mas de acordo com a Somar Meteorologia, o fim de semana promete tempo mais firme em grande parte da região, e a queda nas temperaturas volta a ganhar destaque entre o sábado e o domingo (07).

shutterstock_210748060

Fim de semana será típico de outono/ Fonte: Banco de imagens da Somar Meteorologia

Segundo o meteorologista da Somar, Celso Oliveira, o declínio ocorre ainda no sábado, mas o friozinho mais significativo deve ser sentido no domingo desde o Rio Grande do Sul, até o sul de Minas Gerais. “As mínimas não devem atingir extremos nas capitais, mas nas áreas mais altas, como Monte Verde e Campos do Jordão, recordes de frio podem voltar a ser registrados, batendo as temperaturas da quarta-feira (03) que ficaram em torno dos 6ºC”.

O tempo firme predomina no interior do país, mas a passagem de uma frente fria afastada no oceano ainda provoca pancadas de chuva desde o litoral norte de São Paulo até o Espírito Santo, com destaque para o Estado do Rio de Janeiro, onde a nebulosidade deve contribuir para manter as temperaturas mais amenas, inclusive no período da tarde.

No Centro-Oeste o que chama a atenção é a amplitude térmica. “As manhãs ainda começam mais amenas, mas no período da tarde, o tempo seco e a baixa umidade do ar faz com que as máximas cheguem aos 34ºC em Cuiabá e Campo Grande”, comenta Oliveira.

Já na região Norte, é a nebulosidade causada por instabilidades tropicais que ameniza a sensação de calor, principalmente no Amazonas, Pará e Roraima.  Nos Estados do Acre e Rondônia, o calor predomina à tarde com temperaturas em torno dos 35ºC.

No Nordeste o friozinho da manhã atinge o sul da Bahia, onde as manhãs começam com mínimas em torno dos 18ºC em cidades como Vitória da Conquista. No restante da região, o padrão de temperatura segue bastante parecido com os últimos dias e chuva se concentra no litoral norte, entre São Luís e Fortaleza, mas não se descarta a possibilidade de pancadas mais fracas entre Natal e Recife.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

Litoral nordestino recebe chuvas até o fim de semana

Fim de semana será de sol no Centro-Oeste