" }
Sul: Excesso de chuva pode prejudicar culturas

Plantações de arroz e soja no Rio Grande do Sul devem ser as mais afetadas pela chuva

O Sul do país fechou o mês de outubro com chuva acima da média em grande parte da região. Ainda assim, o plantio da soja e do arroz ocorreu dentro do esperado para o mês e já está quase finalizado em parte da região, mas de acordo com a Somar Meteorologia, o excesso de chuva em novembro pode prejudicar o desenvolvimento das plantações.

água solo - excesso

Excesso de chuva pode atrapalhar desenvolvimento de culturas no Sul/ Fonte: Banco de imagens da Somar Meteorologia

Segundo os dados do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), o volume das precipitações ficou até 200mm acima da média em cidades do oeste do Paraná. Foi o caso de Cascavel, que encerrou outubro com 377,5mm, quando a média climatológica do município é de 160,8mm. O mesmo aconteceu nas áreas centrais do Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina, onde o volume de chuva passou dos 300mm em diversas áreas de plantio.

Com a chuva excessiva prevista para a primeira semana de novembro, o agrometeorologista da Somar, Leandro Calve, chama atenção para as culturas de arroz e soja. “A fase de plantio dos grãos foi concluída em grande parte das lavouras do Paraná, mas no Rio Grande do Sul, o índice de plantio do arroz é de 64%, enquanto a soja sofreu paralisações por conta dos temporais na última semana”.

“Além da chuva excessiva, quedas de granizo e vendavais podem causar novas paralisações no plantio até o final desta semana, principalmente no centro e oeste do Rio Grande do Sul, além de provocar perdas nas áreas onde as culturas já se encontram em fase de desenvolvimento”, alerta o especialista.

Segundo o meteorologista da Somar, Celso Oliveira, apesar dos grandes volumes previstos para o início de novembro, o mês deverá ser mais seco comparado às ultimas semanas na região Sul. “As chuvas devem se manter mais concentradas no centro do país a partir do final da próxima semana, e as precipitações podem ficar abaixo da média principalmente no Estado gaúcho”.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

 

Como fica o tempo no primeiro fim de semana de novembro?

Frente fria avança pelo Brasil nos próximos dias

Como será o mês de novembro?