Soja: Chuvas favorecem lavouras do Centro-Oeste e MATOPIBA

Instabilidades vão continuar sobre as áreas produtoras até o fim de semana

O Centro-Oeste do país e o MATOPIBA, região agrícola que abrange parte dos Estados de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia têm recebido bastante chuva nos últimos dias, por causa da atuação de uma frente fria na costa do Estado baiano e também de instabilidades tropicais associadas à Alta da Bolívia, que é comum nesta época do ano.

Soja

Foto: Banco de Imagem Somar Meteorologia

Por conta disso, as áreas produtoras de soja têm sido favorecidas depois de um período com chuvas irregulares no final de 2015, o que levou a perdas de produtividade em algumas lavouras e que podem até gerar reduções significativas à produção, apesar das recentes e fortes precipitações. “As chuvas no Centro-Oeste têm contribuído para uma regularização na safra de grãos, mas elas não recuperam a situação, apenas melhoram e mantêm o desenvolvimento da soja”, comenta o meteorologista Tiago Robles. 

A previsão da Somar Meteorologia é de que as chuvas fortes vão continuar sobre o Centro-Oeste e região MATOPIBA até o fim de semana, devido às áreas de instabilidades e também do VCAN (Vórtice Ciclônico de Altos Níveis) que fica na costa do Nordeste e acaba trazendo precipitações para as áreas produtoras. “A partir da próxima semana, a condição será de chuva forte apenas para o Centro-Oeste, enquanto o Nordeste passará a ter uma redução no ritmo das precipitações, mas que não devem atrapalhar o plantio da soja, por conta da umidade do solo”, finaliza Robles.

 

Clique aqui e confira a previsão do tempo na sua cidade.

 

 

Como será o verão?

Queimadas: Ano de 2015 foi o segundo pior da história