Safrinha: Tempo favorece lavouras em Mato Grosso

Chuvas regulares e temperaturas dentro da média beneficiam desenvolvimento do milho

O tempo favoreceu a fase de semeadura da safra de milho no Estado do Mato Grosso. Com chuvas regulares e dias ensolarados, alguns produtores chegaram a adiantar o plantio das sementes e segundo boletim do IMEA (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária) esta fase foi finalizada oficialmente na última sexta-feira (31), dentro do prazo estimado.

Milho

Tempo favorece desenvolvimento do milho no Mato Grosso/ Fonte: Banco de imagens da Somar Meteorologia

De acordo com a Somar Meteorologia, as condições devem se manter favoráveis durante o desenvolvimento das lavouras, pelo menos na primeira quinzena de abril. A previsão é de que a chuva atinja todo o Centro-Oeste, com maiores volumes concentrados no Mato Grosso até a próxima semana.

“No entanto, as precipitações ocorrem em forma de pancadas, sem volumes excessivos e mantêm o solo úmido, com uma disponibilidade hídrica satisfatória para as plantações”, explica a técnica em meteorologia da Somar, Patricia Vieira.

“Além disso, os períodos de tempo firme se intercalam com a chuva e as temperaturas se elevam no período da tarde, o que garante que o solo não fique encharcado e proporciona uma quantidade de radiação solar benéfica para as plantas”, completa.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

 

O que esperar do tempo em abril?

Como se mede o volume da chuva?