Safrinha: Frio não deve prejudicar áreas produtoras

Onda de frio deve provocar geada na região Sul, mas lavouras estão fora da área de risco

A passagem de uma frente fria seguida de uma onda de frio promete derrubar as temperaturas no Sul do país a partir desta quarta-feira (26) e de acordo com a Somar Meteorologia não se descarta o risco de geada nas próximas manhãs, quando as mínimas podem chegar aos 3ºC em algumas áreas.

culture-of-maize-440856_1280

Chuva e friozinho beneficiam safrinha/ Fonte: Pixabay

Mas segundo a meteorologista da Somar, Nadiara Pereira, o frio ainda não indica nenhum risco para a 2ª safra. “As geadas são esperadas apenas nas regiões serranas de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e no Planalto e não devem atingir as plantações”.

Além disso, a profissional indica que a queda nas temperaturas pode beneficiar a umidade do solo na região Sul, inclusive durante a primeira quinzena de maio. “A previsão é de que as chuvas passem a ocorrer de forma mais irregular até a metade do próximos mês, mas com o friozinho, o solo demora mais para perder a umidade”, explica.

Em Mato Grosso do Sul, a chuva também deve favorecer as regiões produtoras que estão em desenvolvimento, e as temperaturas mínimas ainda se mantêm acima dos 10ºC, enquanto no Mato Grosso, a onda de frio deve apenas aliviar o calor para os trabalhadores no campo e também não prejudica as plantações.

“Em Goiás, a chuva vem para aliviar o solo, cuja umidade vinha declinando nas últimas semanas. De uma forma geral, tanto a chuva quanto o frio devem vir para beneficiar a 2ª safra no Centro-Sul, pelo menos por enquanto”, finaliza Nadiara.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

Onda de frio atravessa o país

 

Oceano Pacífico segue em neutralidade climática

Bandeira vermelha deve vigorar até o final de 2017