Tempo seco prejudica milho segunda safra no Paraná

O tempo mais seco do inicio do mês de abril deixa os produtores de milho segunda safra pessimistas

O tempo mais seco na segunda metade de abril deixa os produtores de milho segunda safra do Paraná em atenção. O plantio do grão fora da janela ideal, após atraso na colheita de soja, fez com que a cultura ficasse suscetível às adversidades climáticas.

Milho 2

Adversidades climáticas prejudicam desenvolvimento do milho segunda safra no Paraná

Segundo informações do Deral (Departamento de Economia Rural), a baixa umidade de água disponível no solo agravou a situação de disponibilidade hídrica em grande parte das regiões produtoras do oeste paranaense. Os agricultores relatam uma diminuição no potencial produtivo, principalmente nas áreas de solo médio ou arenoso.

O agrometeorologista Leandro Calve da Somar Meteorologia destaca: “O atraso no plantio fez com que as lavouras estivessem em uma mesma fase fenológica, que atualmente se concentra entre o florescimento e início de frutificação, períodos críticos em relação à necessidade de água”.

A previsão do tempo indica pouca ou nenhuma chuva para o estado do Paraná nos próximos dias, o que pode agravar o potencial produtivo devido à baixa umidade de água no solo.

Milho primeira safra

Enquanto o tempo seco prejudica o desenvolvimento do milho safrinha, as condições climáticas são favoráveis para o milho primeira safra no processo de colheita e trabalhos de campo. A colheita segue para a reta final no Paraná com 90% das áreas colhidas e potencial produtivo dentro do esperado.

No Rio Grande do Sul, as chuvas das últimas semanas provocaram uma pequena redução na velocidade de colheita dos grãos, mas ainda assim, 90% das áreas plantadas foram colhidas, com algumas áreas superando as expectativas divulgadas anteriormente.

Além disso, estima-se que em Santa Catarina e Goiás 90% das áreas estejam concluídas, 89% em São Paulo, e em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul os trabalhos já foram finalizados.

Já Minas Gerais segue com o menor percentual, onde pouco menos da metade de suas áreas plantadas foram colhidas.

Previsão do tempo

Com previsão de tempo mais seco nos próximos dias no norte do Paraná, em todo o Sudeste e em Goiás, há expectativa no aumento da velocidade de colheita e finalização dos trabalhos de campo em grande parte das áreas produtoras do milho primeira safra.

Pentada centro-sul

Previsão de chuva para o centro-sul do Brasil entre 25/06 a 29/04

O mapa de chuva indica baixos acumulados para o centro-sul do Brasil nos próximos cinco dias.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.