Clima favorece colheita da soja no Centro-Sul do país

A colheita de soja no Paraná atingiu 91% da área cultivada na última semana

O tempo mais seco e temperaturas elevadas da última semana beneficiaram a colheita da soja em grande parte do Centro-Sul do Brasil. Essas condições climáticas diminuíram a umidade das plantas e favoreceram a entrada das máquinas em campo. Diversas áreas do Paraná encerraram o trabalho, porém alguns produtores das regiões sul e sudoeste do estado tiveram perda de qualidade dos grãos devido ao excesso de chuva registrado no período de maturação das lavouras. Segundo o DERAL (Departamento de Economia Rural), a colheita de soja atingiu 91% da área cultivada na última semana.

Soja 2

Colheita de soja atinge 91% da área cultivada no Paraná

No Rio Grande do Sul, 35% das lavouras foram colhidas e pelo menos 40% estão em fase de maturação com colheita prevista para as próximas semanas. As primeiras áreas que passaram pelo processo registraram boa produtividade ficando até mesmo acima do previsto, porém os plantios mais tardios tiveram problemas com falta de chuva na fase de desenvolvimento e enchimento de grãos, além da ocorrência de ferrugem na fase final do ciclo reprodutivo. Com isso, as lavouras colhidas nos últimos dias já registraram maior oscilação na produtividade.

Segundo a EMATER/RS os números finais das safras obtidas pelos agricultores apresentam grande variação. Produtores da região relatam que os rendimentos obtidos oscilam entre 30 e 80 sacos/ha, o equivalente a 1,8 mil kg/ha e 4,8 mil kg/ha, respectivamente. A produtividade média estimada para o estado, até o momento, se situa ao redor dos três mil quilos por hectare.

Demais áreas produtoras

Foram registrados volumes moderados de chuva em áreas do norte mato-grossense, entretanto os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul praticamente encerraram os trabalhos com bons resultados, e Goiás beneficiado pelo tempo firme, conseguiu adiantar a colheita do grão.

Mesmo com volumes de chuva elevados na região do MATOPIBA, a colheita da soja chegou a 58% no Maranhão, 74% no Tocantins, 53% no Piauí e 50% na Bahia.

Como fica o tempo nos próximos dias?

Como na maior parte das áreas produtoras, as condições climáticas foram favoráveis ao longo da safra e a expectativa é de produtividade um pouco acima do esperado. A Conab destacou em seu sétimo levantamento sobre a safra de grãos do Brasil, que a soja vem registrando boa produtividade e é a principal responsável pelo aumento na perspectiva de produção total com 114,9 milhões de toneladas alcançadas.

Padrão de chuvas no país muda nos próximos dias

A previsão indica que os próximos dias continuam mais secos em grande parte do Centro-Sul do país com temperaturas elevadas, especialmente à tarde, favorecendo a colheita da soja no Paraná e Rio Grande do Sul.

ezgif.com-gif-maker (6)

Acumulado de chuva previsto para o mês de abril

Como indica o mapa, a região do MATOPIBA – que compreende os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia – continua com o tempo instável e há expectativa para pancadas de chuva, mas que diferentemente da última semana, devem vir em volumes menores. Mesmo com condições de chuva na Bahia não há expectativa de grande impacto na colheita, apenas uma desaceleração no ritmo dos trabalhos em campo.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.