Recesso de chuvas pode afetar hortaliças no Sul e Sudeste

Tempo seco que predomina nos próximos dias pode dificultar cultivo em áreas que não possuem sistema de irrigação adequado

A chuva atingiu o Centro-Sul na última semana com volumes consideráveis, que chegaram a ficar acima da média de agosto na capital paulista, além das temperaturas mais amenas, que ajudaram na manutenção da umidade do solo principalmente no Sul e Sudeste do país, o que favoreceu o desenvolvimento de hortaliças na região. No entanto, a condição de tempo firme que voltou a predominar nesta quarta-feira (23), promete ser duradoura, e pode preocupar o agricultor.

pexels-photo-208456

Recesso de chuva pode prejudicar hortaliças/ Fonte: Pexels

De acordo com a técnica em meteorologia Patricia Vieira, da Somar Meteorologia, a atuação de um bloqueio atmosférico no interior do país, deve impedir a passagem de chuvas significativas até a segunda semana de setembro. “Alguns episódios de chuva podem ocorrer em pontos isolados, mas as frentes frias que trazem precipitações mais volumosas, não passam do Rio Grande do Sul”, afirma.

Com o tempo seco e a maior incidência de radiação solar, a tendência é de que a umidade do solo diminua de forma gradativa nos cinturões verdes de São Paulo e Curitiba, o que deve tornar as produções mais dependentes de sistemas de irrigação.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

Oceano Pacífico continua em neutralidade climática até 2018