" }
Por que a meteorologia é importante para a agricultura?

Entenda como as previsões meteorológicas impactam na agricultura e conheça os serviços da Somar criados para auxiliar o dia a dia do agricultor:

O Dia da Agricultura é comemorado em 17 de outubro com o objetivo de celebrar uma das atividades mais antigas da humanidade. As primeiras civilizações da história se desenvolveram após a criação do habito de plantar e colher e desde então, técnicas cada vez mais aprimoradas foram criadas, e isso não se reduz apenas aos instrumentos agrícolas.

Serviços de consultoria meteorológica auxiliam dia a dia dos agricultores/ Fonte: Banco de imagens da Somar Meteorologia

Nos tempos atuais, a agricultura se relaciona com diversas áreas. Antes, durante e após o processo de semeação, os agricultores precisam conferir as condições do solo e também do tempo, uma vez que eventos climáticos como a chuva e os extremos de temperatura impactam diretamente nas produções.

Por isso, serviços de consultoria como os oferecidos pela Somar Meteorologia se tornaram essenciais para o planejamento do produtor. “A previsão do tempo pode ser encontrada de forma gratuita em vários portais da internet, mas é o consultor quem contextualiza essas informações comparando o cenário atual com os períodos anteriores”, explica o meteorologista da Somar, Celso Oliveira.

Apesar da consultoria, o especialista ressalta que as informações não são absolutas e que a decisão final cabe ao produtor. “Em um país tropical como o Brasil, a energia na atmosfera faz com que muitas vezes chova na sede da fazenda e não chova no talhão de interesse do agricultor, além disso, existe também o planejamento financeiro e estrutural de cada fazenda, então é somente ele quem pode decidir sobre como utilizar essas informações”.

No portal AGROSOMAR, plataforma online destinada ao agronegócio, o agricultor consegue conferir previsões de curto e longo prazo, além de conferir a tendência das próximas três estações e poder compará-las com as informações dos últimos nove meses.

Dentro do portal, o produtor também obtém informações das culturas de seu interesse  e pode fazer o acompanhamento da lavoura  por meio do monitoramento de safra, e do calendário fitossanitário, que sinaliza doenças que podem prejudicar determinadas lavouras.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

Incidência de raios é maior durante a primavera

Energia: Outubro terá bandeira vermelha patamar 2