" }
MATOPIBA: Produtor deve aproveitar as chuvas para realizar do plantio

Previsão é de instabilidades até a próxima segunda-feira (21)

O oeste da região Nordeste tem recebido chuvas volumosas nos últimos dias. De acordo com a Somar Meteorologia, a média climatológica para o mês até chega a ser elevada em muitas cidades do MATOPIBA, que é a área agrícola que abrange parte dos Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, mas por conta da seca dos últimos anos, a precipitação de agora é considerada um alívio para o produtor rural.

Foto: Banco de Imagem Somar Meteorologia

Foto: Banco de Imagem Somar Meteorologia

As chuvas mais significativas tiveram um atraso neste ano, mas agora chegaram para beneficiar as atividades de plantio de algumas culturas, como a soja e o milho.

Segundo as simulações meteorológicas, a chuva tende a ser volumosa pelo menos até a próxima segunda-feira (21), com acumulados que podem variar entre 70 e 130mm em algumas áreas. “Por isso, os produtores da safra de grãos devem aproveitar esta janela de chuva para a realização do plantio, já que a expectativa é de que volume diminua a partir de terça-feira (22) e que os períodos de aberturas de sol aumentem até o final do mês”, comenta a meteorologista Graziella Gonçalves.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

 

Meteorologia volta a apontar possibilidade de La Niña

Como se mede o volume da chuva?