MATOPIBA: Chuvas irregulares prejudicam plantio da soja

Plantio continua atrasado nos Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia

O MATOPIBA, região agrícola que abrange parte dos Estados de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, tem sofrido com o atraso no plantio da soja por conta do tempo seco e também das chuvas muito irregulares dos últimos dias.

Soja

Foto: Banco de Imagem Somar Meteorologia

Depois de um período de estiagem, as precipitações retornaram para as áreas produtoras de soja, o que permitiu que o plantio avançasse, mas ainda assim podem ocorrer alguns danos às lavouras. “Ainda é cedo falar em perdas, mas ocorreram replantios nestas áreas, uma vez que muitos produtores apostaram nas chuvas no início de novembro e como o tempo ficou seco, muitas lavouras acabaram morrendo ou tiveram falhas”, relata o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos.

A previsão da Somar Meteorologia é de chuva para os próximos 15 dias em toda a região MATOPIBA, porém, ela deve ocorrer de forma ainda muito irregular e por isso, o plantio continuará atrasado e com perdas localizadas devido aos baixos índices de umidade do solo. “Não há nenhuma perspectiva de que o regime de chuvas se regularize. A tendência é de que ele se mantenha inalterado ao longo do final do ano e também no início de 2016”, finaliza Santos.

 

Clique aqui e confira a previsão do tempo na sua cidade.

 

Veja as imagens de satélite em tempo real

El Niño pode ser um dos mais fortes da história, afirma ONU