Jundiaí: Terra da uva completa 360 anos

Cidade paulista terá pancadas de chuva nesta segunda-feira (14)

A cidade de Jundiaí completa 360 anos nesta segunda-feira (14) com previsão de pancadas de chuva, por conta de áreas de instabilidade sobre a região Sudeste. No entanto, a temperatura ficará agradável com mínima de 22ºC e máxima de 30ºC.

Foto: Paulo Grégio - Prefeitura de Jundiaí

Foto: Paulo Grégio – Prefeitura de Jundiaí

Localizada há 63 km da capital paulista, Jundiaí tem mais de 400 mil habitantes que iniciaram as comemorações de aniversário desde o dia 29 de novembro. Durante este final de semana, a cidade contará com apresentação da Orquestra Municipal de Jundiaí, da Orquestra de Viola da Terra da Uva, Corrida Jundiaí360 e na segunda-feira haverá o show do Coral Municipal, às 20h, na Fundação Casa.

Conhecida como a “Terra da Uva” desde 1934, a cidade passou a receber o cultivo da fruta em 1669, quando era apenas um povoado, porém a produção se ampliou apenas no final do século XIX com a chegada dos imigrantes italianos. Além disso, a produção da uva ganhou destaque em 1933, quando surgiu a Niagara Rosada, na região do Traviú, por conta de uma mutação genética somática espontânea em meio à produção da Niagara Branca, que tem origem americana.

Com mais da metade do seu território voltado para a agricultura, Jundiaí representa 30% da produção de uva no Estado de São Paulo, com mais de 500 produtores e 10 milhões de pés de uva.

De acordo com Somar Meteorologia, a condição ideal para a produção da fruta é de chuva durante a primavera e o verão, e tempo mais seco no outono e inverno. “Qualquer condição fora de época pode atrapalhar as safras, como a chuva no meio do ano e o frio em excesso que pode matar a planta, mas no geral ele é bom para concentração do açúcar dependendo da época do desenvolvimento da planta. O fato é que neste ano teve calor em excesso no verão e não houve frio em excesso, o que pode ter atrapalhado a uva em Jundiaí”, relata o meteorologista Celso Oliveira.

Confira a programação completa dos 360 anos de Jundiaí, clicando aqui.

 

Clique aqui e confira a previsão do tempo na sua cidade.

 

El Niño mais forte da história. Será mesmo?

Bloqueio atmosférico deixará tempo mais seco no país