Geadas devem atingir lavouras de café e cana-de-açúcar

Eventos serão fracos e de forma isolada na próxima sexta-feira (12)

Uma massa de ar polar que atua em grande parte das regiões Sul e Sudeste tem deixado as temperaturas baixas em todo o sul de Minas Gerais e no nordeste de São Paulo, com mínimas que variaram entre 1ºC e 3ºC nesta quinta-feira (11).

Foto: Banco de Imagem Somar Meteorologia

Foto: Banco de Imagem Somar Meteorologia

De acordo com a Somar Meteorologia, a tendência é de manutenção das temperaturas baixas na madrugada de sexta-feira (12) nas regiões mogiana e sul de Minas Gerais. “A possibilidade de ventos mais fortes impedem a ocorrência de geadas amplas ou fortes, mas alguns eventos fracos e isolados devem acontecer em áreas de café e cana-de-açúcar, porém com menos intensidade se comparado às geadas de julho”, analisa o meteorologista Márcio Custódio.

A ocorrência de geadas no último mês afetou drasticamente algumas lavouras de café e analistas já especulam que a safra 2017 tenha uma redução de até 5% na produtividade. Já o frio extremo proporcionou uma diminuição na capacidade da planta acumular açúcar nas lavouras de cana. Porém, os eventos previstos para o fim desta semana nas lavouras de cana-de-açúcar e café devem causar menos danos do que em julho.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

 

La Niña deve ser mais fraco e com menor durabilidade

Por que a preguiça aumenta no frio?