Estiagens pontuais prejudicam culturas no sul gaúcho

Fevereiro começa com tempo firme e afeta umidade do solo no sul do Rio Grande do Sul

Janeiro foi marcado por maior concentração de chuvas no Centro-Sul, o que não impediu a ocorrência de estiagens pontuais no sul gaúcho e de acordo com a Somar Meteorologia, a região pode ser ainda mais afetada nas próximas semanas.

shutterstock_178400099

Estiagens pontuais prejudicam culturas no sul gaúcho/ Fonte: Banco de imagens da Somar Meteorologia

Segundo o meteorologista da Somar, Celso Oliveira, o primeiro mês do ano termina com mudança no padrão meteorológico e as precipitações devem avançar rumo à metade norte do país. “Com o tempo seco e as temperaturas elevadas, a umidade do solo que já estava em declínio, deve ficar ainda mais baixa e prejudica principalmente as culturas de arroz e soja, além da qualidade da pastagem na região”.

A previsão é de que a chuva volte a atingir o Estado gaúcho de forma mais significativa apenas no final da primeira quinzena de fevereiro. “Ainda assim, os volumes esperados devem ser insuficientes para uma recuperação eficaz do solo e a tendência é de que as precipitações voltem a diminuir na segunda metade do mês”, afirma Oliveira.

AGROSOMAR

No AGROSOMAR, plataforma online destinada ao agronegócio, o agricultor tem as previsões de curto e longo prazo, além de conferir a tendência das próximas três estações e poder compará-las com as informações dos últimos nove meses.

Dentro da ferramenta, o produtor também obtém informações das culturas de seu interesse  e pode fazer o acompanhamento da sua lavoura com a funcionalidade de gerenciamento de safra que permite inserir informações como data de plantio, produtividade potencial e tipo de solo.

Os assinantes do Agrosomar também contam com o calendário fitossanitário, que sinaliza risco de doenças para culturas e com a função de precipitação acumulativa, que permite ver o acumulado de chuva desde a data do plantio até a data  atual.

E ainda tem a penalização de produtividade, que possibilita ao agricultor saber quanto o clima está impactando na produção da sua safra.

 

Para saber mais acesse www.agrosomar.com.br.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

Como vai ficar o tempo em fevereiro?

Qual é a expectativa do setor elétrico para 2018?