Soja: Efeitos da primavera causam impacto no plantio

Somar Meteorologia participa do Fórum Soja Brasil em Mato Grosso

A primavera, que começou no dia 23 de setembro, tem trazido alguns efeitos complicados para a safra de soja em algumas áreas do Brasil.

Soja

Foto: Banco de Imagem Somar Meteorologia

De acordo com a Somar Meteorologia, a chuva não está regularizada e tem atrasado o plantio no Centro-Oeste e o MAPITOBA (Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia) segue pelo mesmo caminho, já que muitas áreas que estavam planejadas para serem plantadas até agora não receberam chuvas significativas para a instalação da soja. 

Diferente destas áreas do país, a região Sul começou a plantar a soja, mas não consegue avançar por conta do excesso de chuva, causado pelo El Niño. “O fenômeno tem desequilibrado o plantio em todo o Brasil, mas mesmo assim, a expectativa é de que a safra caminhe bem com a regularização das chuvas entre dezembro e fevereiro em boa parte do país”, explica Oliveira.

 

Somar Meteorologia participa do Fórum Soja Brasil

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Fórum Soja Brasil vai acontecer na próxima segunda-feira (16) em Sorriso, em Mato Grosso, uma das maiores cidades produtoras do Estado. Para abordar as perspectivas do clima na safra 2015/2016, o evento contará com a participação do meteorologista Celso Oliveira da Somar Meteorologia. 

“A previsão para a região de Sorriso é de muito calor nos próximos 15 dias e de formação de nuvens carregadas que não devem atingir a cidade, já que estamos em um período de chuvas isoladas, ou seja, que podem cair em uma parte da fazenda e em outra não”, finaliza.

 

Clique aqui e confira a previsão do tempo na sua cidade.

 

Veja as imagens de satélite em tempo real

Safra de grãos começa com clima adverso no Brasil