" }
Supermercado: Como o clima influencia nas vendas deste ano?

Oscilações de temperatura impactam diretamente os produtos relacionados ao calor. Confira

O Dia do Supermercado é comemorado no próximo sábado (12) em todo o país, em homenagem à Lei 7.208 que definiu e regulamentou a atividade supermercadista no Brasil na mesma data no ano de 1968. Conhecido como um local que está na rotina de todo brasileiro, você sabia que os mercados são fortemente influenciados pelas condições climáticas?

Foto: Banco de Imagem Somar Meteorologia

Foto: Banco de Imagem Somar Meteorologia

De acordo com a Somar Meteorologia, o país tem passado por um período maior de oscilações de temperatura em relação ao ano passado, que foi marcado pelo calor devido à atuação do El Niño. “Desta vez, o Oceano Pacífico Equatorial e, inclusive, o Atlântico entre as regiões Sul e Sudeste estão mais frios do que o normal e por isso, o calor não tem sido duradouro em muitas áreas do país”, comenta o meteorologista Celso Oliveira.

Só para se ter uma ideia, a média da temperatura máxima durante o mês de outubro deste ano em São Paulo foi de 26,5ºC, enquanto que no mesmo período nos anos de 2015 e 2014, a média era de 27,2ºC e 28,3ºC, respectivamente conforme os dados do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia).

Com as temperaturas mais baixas neste ano, o profissional afirma que a condição climática atual não beneficia os produtos relacionados ao calor, que podem sofrer uma queda na procura dos consumidores e consequentemente, nas vendas, como bebidas, sorvetes, roupas da coleção primavera-verão e até ventiladores.

“Além disso, a frequência de frentes frias tende a aumentar no Brasil quando o Pacífico Equatorial está com um viés mais frio. A expectativa é de que este padrão permaneça nos próximos meses, mas isso não é garantia de ausência de calor. As temperaturas devem ficar elevadas, mas os períodos não serão tão grandes como nos últimos anos”, finaliza Oliveira.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

 

 

Como será o mês de novembro?

Oceano Índico também pode influenciar o clima do Brasil