Dia do Café: Entenda como o clima influencia a produção

9 em cada 10 brasileiros consomem a bebida diariamente, segundo ABIC

O Dia Nacional do Café é comemorado nesta terça-feira (24) em todo o país. A data é lembrada desde 2005, por iniciativa da ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café) para relembrar o início de grandes produções cafeeiras, que representam o desenvolvimento econômico brasileiro.

Café / Foto: Giphy

Café: paixão nacional / Foto: Giphy

De acordo com dados da associação, 9 em cada 10 brasileiros consomem o grão diariamente, o que faz dele uma paixão nacional.

Para que o café chegue às casas, a produção é realizada durante todo o ano e é diretamente influenciada pelas condições climáticas que variam de acordo com as estações. “O ideal é ter um outono com temperaturas amenas e poucos episódios de chuva, um inverno seco e com temperaturas dentro da média, uma primavera com chuva e temperaturas abaixo dos 30ºC, além de um verão com chuvas sempre acima do esperado e termômetros em torno dos 21ºC”, explica o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, da Somar Meteorologia.

Atualmente, as áreas produtoras de café tem tido uma frequência de chuva. “O ideal é que fosse um período mais seco, por conta da secagem dos grãos. Porém, o mês de maio não representa o que será o período de colheita nos próximos meses”, comenta o meteorologista Celso Oliveira.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

 

 

Veja as imagens de satélite em tempo real

Abril foi o mais quente da história do planeta