" }
Chuva traz alívio para as lavouras do MATOPIBA

Por outro lado, excesso de umidade em curto período pode trazer perdas pontuais

Depois de quase dois meses sem chuva significativa em algumas áreas do Nordeste, a previsão da Somar Meteorologia é de precipitação volumosa nos próximos dias na região, o que deve beneficiar inclusive o MATOPIBA, que é a área agrícola que abrange parte dos Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

Foto: Banco de Imagem Somar Meteorologia

Foto: Banco de Imagem Somar Meteorologia

A condição ajuda a elevar a umidade do solo que está com déficit hídrico, abaixo dos 10%, já que a expectativa é de volumes elevados e que podem passar dos 100mm ainda nesta semana, com a passagem de uma frente fria na costa na altura da Bahia. “Com isso, as chuvas devem contribuir para o desenvolvimento das lavouras de soja e também no plantio do milho”, comenta a meteorologista Nadiara Pereira. 

Por outro lado, o excesso de volume em um curto período de tempo pode trazer perdas pontuais em algumas áreas produtoras. “O algodão é uma cultura de clima mais seco e pode ser afetada com o excesso de umidade”, alerta Pereira.

Segundo as simulações meteorológicas, os altos volumes na região Nordeste e parte do Norte do país devem ocorrer nos próximos cinco dias. Depois disso, a chuva deve novamente diminuir de intensidade em toda a região.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

 

 

C0mo fica o tempo em fevereiro?

Qual é a expectativa para o setor elétrico durante o verão?