" }
Chuva beneficia plantio da soja no MATOPIBA

Lavouras do Espírito Santo e Minas Gerais também devem registrar volumes moderados de chuva em novembro

A frente fria que se formou nesta quarta-feira (09) na região Sul deve avançar pela costa durante os próximos dias. De acordo com a Somar Meteorologia, o sistema que atrai a umidade da Amazônia promete distribuir chuvas por todo o centro do país, e contribuir com período de plantio de culturas como o milho e principalmente a soja em parte do MATOPIBA, área agrícola que abrange parte dos Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

Soybean Field

Chuva beneficia plantio no MATOPIBA/ Fonte: Banco de imagens da Somar Meteorologia

Segundo o meteorologista da Somar, Celso Oliveira, as chuvas devem continuar até a metade da segunda quinzena de novembro. “As precipitações ocorrem principalmente nas áreas do MATOPIBA mais próximas de Goiás e Minas Gerais”.

No entanto, as plantações localizadas ao norte da região, no Piauí e Maranhão devem receber um volume um pouco menor. “Nestas áreas, a chuva estocada pode não ser o suficiente até o próximo período úmido, previsto para a metade de dezembro”, alerta o especialista.

Além do MATOPIBA, as lavouras do Espírito Santo e do norte do Estado de Minas Gerais também serão beneficiados com a chuva. “Por lá, o volume esperado é um pouco mais por conta das frentes frias, o que pode aliviar as reservas de água destinadas à irrigação e consequentemente ajudar no cultivo de plantações como o café, que vem sofrendo com a escassez de água nos últimos meses”, comenta Oliveira.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

Como será o mês de novembro?

Dia do Supermercado: Como o clima influencia nas vendas deste ano?