Agricultura: Chuvas beneficiam plantio no Sul

Centro-Norte do país, incluindo MATOPIBA, deve receber pancadas irregulares

O mês de outubro começou com chuva acima do normal em algumas áreas do Centro-Norte do país, como Minas Gerais, Goiás e do interior do Nordeste, o que até trouxe uma elevação na umidade do solo.

Foto: Banco de Imagem Somar Meteorologia

Foto: Banco de Imagem Somar Meteorologia

Os produtores da região Sul chegaram a alegar falta de precipitação nas lavouras, mas de acordo com a Somar Meteorologia, este cenário vai mudar ao longo desta semana, já que a previsão é de chuva volumosa nos três Estados nos próximos dias, o que beneficiará o plantio do arroz, milho e soja.

“O sinal é verde na região Sul e os produtores devem aproveitar esta chuva para realizar as atividades de plantio”, recomenda o meteorologista Celso Oliveira.

Já nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, a condição para a segunda quinzena de outubro é de sol, calor e pancadas de chuva. E com a mudança na distribuição das chuvas pelo Brasil, as precipitações tendem a diminuir nas áreas mais ao norte do Brasil, especialmente no MATOPIBA, região agrícola que abrange parte dos Estados de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

“A chuva até chegou mais cedo neste ano ao Centro-Norte do país, porém não foi uma garantia de regularização. As simulações meteorológicas indicam que ela não deve ser duradoura pelo menos até a segunda quinzena de novembro”, analisa Oliveira.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

 

 

Como será a primavera no Brasil?

Plantio da soja avança nas áreas produtoras