Umidade relativa do ar despenca no Centro-Oeste

Bloqueio atmosférico mantém o tempo seco até o final da semana e pode piorar a qualidade do ar na região

A semana começou com tempo firme e seco no Centro-Oeste e a umidade relativa do ar chegou aos 10% nas cidades de Bela Vista e Rio Brilhante, no Mato Grosso do Sul, índice considerado estado de emergência pela OMS (Organização Mundial de Saúde).

Umidade relativa do ar despenca no Centro-Oeste/ Fonte: Banco de imagens da Somar Meteorologia

De acordo com a Somar Meteorologia, a atuação de um bloqueio atmosférico deve segurar as chuvas no Rio Grande do Sul durante esta semana, enquanto o tempo segue seco pelo menos até a sexta-feira (30) em toda a região.

“Além disso, o calor deve predominar. As temperaturas ficam um pouco mais amenas na faixa leste dos Estados de Goiás e Mato Grosso do Sul, com máximas abaixo dos 25ºC, enquanto no restante da região, as temperaturas podem chegar até os 33ºC”, afirma o meteorologista da Somar, Celso Oliveira.

Apenas no início da próxima semana é que uma mudança no padrão deve ser sentida, com declínio de temperatura em Goiás e Distrito Federal, provocado pelo avanço rápido de uma frente fria sobre a região Sudeste. As mínimas podem chegar perto dos 10ºC em Brasília, mas o friozinho dura pouco e o calor volta a aumentar já na metade da semana.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

Como será o inverno sem o El Niño?

Semana começa com tempo firme no Centro-Sul do Brasil

Frio afeta a maturação do algodão no Centro-Oeste