Tocantins recebe chuvas fortes nesta semana

Na terça-feira (02), descargas elétricas deixaram uma pessoa morta e duas feridas

A quarta-feira (03) começa com tempo instável no Norte do país, com maiores volumes para o sul do Tocantins. No verão, é comum a intensificação de temporais no Brasil e, com isso, a incidência de raios aumenta, principalmente na região.

Temporais podem atingir o Tocantins nesta semana / Foto: Photo Pin

Temporais podem atingir o Tocantins nesta semana / Foto: Photo Pin

Segundo levantamento recente do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o Tocantins é o Estado mais atingido por descargas elétricas, com uma densidade de 17,1 raios por km² ao ano. Na terça-feira (02), uma mulher foi morta e suas duas sobrinhas ficaram feridas ao serem atingidas por um raio enquanto procuravam abrigo da tempestade embaixo de uma árvore no interior. No primeiro dia do ano, raios também atingiram a cidade de Talismã, na faixa sul do Tocantins, e deixaram sete vacas mortas. A Defesa Civil orienta a população a tomar cuidado com as chuvas fortes e evitar locais abertos nestes casos.

De acordo com a Somar Meteorologia, as condições permanecem semelhantes na quinta-feira (04) e as chuvas abrangem todos os Estados, mas de forma fraca na metade norte do Pará. No Tocantins, a intensidade da precipitação aumenta e ainda há chance de temporais na faixa que faz divisa com a Bahia. Além disso, as temperaturas seguem elevadas e as máximas ficam entre 30ºC e 33ºC em toda a região.

Durante a sexta-feira (05), os volumes ganham força em todo o Estado do Tocantins e, em razão disso, as temperaturas diminuem na metade sul, com máximas em torno dos 25ºC. Nas demais áreas do Norte, o calor predomina e as chuvas são mais fracas. Apenas em Roraima o tempo fica firme.

Os acumulados reduzem em Tocantins no fim de semana, mas aumentam no Pará, Rondônia e Amazonas e a sensação de abafamento persiste na região.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

Temporais marcam a primeira semana do ano no Sudeste

Interior nordestino começa o ano com chuva