Temporais podem causar mais transtornos na região Sul

Semana deve ser de precipitações volumosas com risco de granizo e alagamentos principalmente no Rio Grande do Sul

A semana começou com chuva na região Sul provocada pela atuação de dois sistemas de baixa pressão junto a um corredor de umidade vindo da Amazônia. Segundo dados do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), cidades de Santa Catarina e Paraná receberam mais de 100mm durante o fim de semana, e a previsão da Somar Meteorologia ainda aponta precipitações intensas na região durante os próximos dias.

chuva (3)

Chuva volumosa aumenta risco para transtornos na região Sul/ Fonte: Banco de imagens da Somar Meteorologia

De acordo com o meteorologista da Somar, Celso Oliveira, os maiores volumes são esperados nesta segunda-feira (09) no oeste dos três Estados, o que pode causar transtornos na região principalmente com alagamentos e não se descarta o risco de granizo no norte do Paraná e noroeste gaúcho.

“Na terça-feira (10), a chuva enfraquece no Rio Grande do Sul, mas a chegada de uma frente fria deve trazer mais temporais para as terras gaúchas durante a quarta-feira (11), que podem provocar novas ocorrências ou até mesmo potencializar os estragos que vem acumulando desde o último final de semana”, alerta Oliveira.

As tempestades avançam ao longo do dia, e chegam a Santa Catarina e Paraná durante o feriado das Crianças, na quinta-feira (12). “O feriado deve ser de tempo fechado com chuva entre fraca e moderada em toda a região Sul”, afirma.

Com a alta nebulosidade, as temperaturas ficam mais amenas, com máximas que não passam dos 20ºC em Porto Alegre e abaixo dos 23ºC em todo o Estado de Santa Catarina. “Apenas no Paraná é que o calor ainda predomina, com temperaturas que chegam perto dos 35ºC no norte paranaense.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

Energia: Outubro terá bandeira vermelha patamar 2