Tempo volta a abrir durante o feriado no Centro-Sul

A chuva predomina no Centro-Norte, enquanto o tempo volta a ficar firme no restante do país no feriado da Proclamação da República

A passagem de uma frente fria pela costa do país atrai a umidade da Amazônia e espalha chuva pela maior parte do país durante o fim de semana. De acordo com a Somar Meteorologia, o sistema deve chegar à altura do Espírito Santo no domingo (12) e perde força durante a segunda e a terça-feira (14), mas ainda provoca chuva significativa no Centro-Norte.

nature-people-girl-forest-12165

O tempo volta abrir no Centro-Sul durante o feriado/ Fonte: Pexels

Segundo o meteorologista da Somar, Celso Oliveira, a semana começa com precipitações desde o oeste do Amazonas ao sul da Bahia, passando por Acre, Rondônia, sul do Pará, norte de Goiás, Distrito Federal e norte de Minas Gerais. “Na faixa central do país, o tempo abre ainda no domingo, e o Centro-Sul deve ter tempo firme e temperaturas amenas desde o Rio Grande do Sul à região central de Minas Gerais até o feriado”.

A quarta-feira (15) promete condições propícias para atividades ao ar livre e até mesmo um bate e volta à praia para quem estiver no Centro-Sul, com tempo aberto e temperaturas em elevação. “Uma nova frente fria se forma na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, mas o sistema só deve provocar chuva no fim da tarde no Estado gaúcho”, afirma Oliveira.

No Nordeste, precipitações provocadas por instabilidades ainda mantém as condições de chuva no litoral baiano, mas o tempo firme ainda predomina entre Sergipe e Maranhão no feriado. Já no Norte do país, as temperaturas ficam elevadas e chegam perto dos 35ºC, assim como em Mato Grosso, mas pancadas de chuva são esperadas em ambos no período da tarde acompanhadas de trovoadas.

A frente fria avança durante a quinta-feira (16), e os temporais se espalham pelo Rio Grande do Sul. O sistema atrai novamente a umidade da Amazônia e a semana termina mais uma vez com precipitações espalhadas por quase todo o país, mas com maiores acumulados de chuva na região Sul entre o norte gaúcho e o oeste paranaense.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

Oceano Pacífico segue em condição de La Niña

Primavera é a estação das flores e das tempestades

Conferência climática da ONU tem início na Alemanha